Urbason (metilprednisolona): o que é, usa e efeitos colaterais

A inflamação é uma coisa muito comum em um grande número de lesões e doenças, sejam localizadas ou generalizadas e podem ter uma origem muito diversa. Eles ocorrem como uma resposta do sistema imunológico a uma lesão ou infecção, como uma reação à entrada no corpo de partículas que ele identifica como nocivas sem serem prejudiciais, portanto, no caso de reações alérgicas ou na causa de doenças como esclerose múltipla.

Se por um lado a maioria das inflamações que teremos ao longo da vida serão leves, a verdade é que também existem processos em que podem colocar a vida da pessoa em risco, o que gerou a necessidade de se criarem medicamentos capazes de interromper o processo inflamatório. Um desses medicamentos, relativamente bem conhecido na população em geral, é o Urbason. Vamos ver o que é e como funciona.

Urbason: O que é?

Ele é conhecido como Urbason e um tipo de medicamento anti-inflamatório, como um esteróide ou corticosteróide o principal ingrediente ativo é a metilprednisolona. Mais especificamente, diz-se que faz parte dos glicocorticóides, que atuam reduzindo a atividade do sistema imunológico do nosso corpo e reduzindo a formação de substâncias envolvidas nas reações inflamatórias.

Esta droga, de grande poder e sendo um corticosteroide de vida intermediária, tem como principal mecanismo de ação a interação de seus componentes com a membrana celular para poder gerar um complexo que após sua entrada no núcleo contribuirá para aumentar ou desacelerar na síntese de proteínas inflamatórias.

Também muda o metabolismo, Embora iniba a ação de vitaminas como a D (que por sua vez está ligada à diminuição dos níveis de cálcio). Também atua como vasodilatador, diminui a utilização da glicose na maioria dos sistemas e aumenta o açúcar no sangue. Ele agiria da mesma forma que a cortisona, o hormônio do estresse, produzida na haste

Este medicamento tem diversas apresentações e vias de administração, podendo ser utilizado por via oral na forma de comprimido ou, em caso de emergência, também pode ser encontrado na forma injetável intravenosa ou intramuscular.

Também é importante ter em mente que, e especialmente quando usado continuamente e em altas doses, o tratamento nunca deve ser interrompido de uma vez porque pode causar síndromes graves que podem até levar à morte.

principais indicações

O Urbason é um medicamento de grande potência e utilidade no tratamento de diversos males, tanto para o tratamento de doenças específicas como quando se requer tratamento imediato e de efeitos rápidos (no caso dos injetáveis, geralmente em caso de perigo de morte).

Em geral, estamos falando de um uso voltado para o tratamento da inflamação e das alterações em que ela ocorre. uma resposta excessiva ou perigosa do sistema imunológico.

Entre as condições para as quais é prescrito estão o tratamento de choque anafilático, envenenamento, insuficiência adrenal, lúpus eritematoso ou esclerose múltipla. Também é particularmente relevante em tratamento de edema grave, como edema cerebral (É usado por exemplo em certos acidentes de trânsito) ou das vias aéreas, bem como antes de respostas de rejeição a transplantes.

Muitas vezes é usado como medicamento para auxiliar na ação da quimioterapia ou mesmo da radioterapia. Também é usado na doença de Addison, na qual há hipofunção das glândulas supra-renais que pode levar a insuficiência grave.

Outras condições em que foi considerado útil são ataques asmáticos graves, DPOC, diferentes tipos de artrite e reumatismo, anemia e problemas como hematologia, urticária ou processos inflamatórios como hepatite ou neurite óptica.

Efeitos colaterais

Como já dissemos, o Urbason, embora relativamente comum em diferentes condições e alterações, é um corticosteróide que se manifesta como uma droga de alta potência que embora possa ser muito útil e até salvar vidas, também pode gerar vários tipos de efeitos colaterais.

Alguns dos mais comuns são aumento do apetite e do peso, bem como níveis elevados de açúcar no sangue e aumento do colesterol e triglicerídeos, bem como retenção de água, hirsutismo (crescimento dos pelos), doenças de pele, cicatrização mais lenta e alterações na distribuição de gordura. Outras correntes são as fraqueza muscular, tontura, ciclo menstrual irregular, sudorese e fadiga.

Também é preciso ter em mente que se trata de um medicamento que diminui a resposta do sistema imunológico, o que às vezes facilita o desenvolvimento de infecções e doenças.

o mesmo pode causar disfunção erétil, problemas hormonais, distúrbios de crescimento, arritmias, trombose, Convulsões. problemas musculares, úlceras ou glaucoma. Também promove a osteoporose, reduzindo os níveis de cálcio, conforme discutido acima.

Outro tipo de efeitos colaterais que o Urbason pode gerar são psicológicos: esse medicamento é um dos antiinflamatórios esteroidais ou corticosteroides que tem maior propensão a contribuir para o aparecimento dos sintomas, principalmente no que diz respeito às alterações de humor.

Geralmente relacionado à dose usada (geralmente considerada um pouco mais frequente a partir de 80 mg / dia), alguns dos sintomas mentais que podem aparecer são mania (que é a mais comum), depressão ou psicose, bem como estados confusionais.

Sua retirada súbita e gradual também pode ter consequências graves, entre as quais podemos encontrar dor, problemas respiratórios, perda de apetite, hipotensão ou hipoglicemia e até mesmo insuficiência adrenocortical que pode levar à morte.

contra-indicações

Usar o Urbason pode ser útil, mas nem todos podem aceitá-lo, pois pode ser perigoso para alguns segmentos da população. Para começar, é contra-indicado para quem sofre de alergia a esse tipo de medicamento.

Da mesma forma, a elevação do açúcar no sangue que produz pode resultar um perigo para pacientes diabéticosA necessidade de regular a insulina e os medicamentos utilizados devem ser levados em consideração. Pessoas com doenças cardíacas, pacientes que vão fazer qualquer tipo de cirurgia, também não devem fazer ou fazer com cautela e sob recomendação médica.

Também é contra-indicado ou pelo menos deve ser consultado em pessoas com úlceras, infecções ou doenças como herpes, glaucoma, problemas de fígado ou em caso de gravidez ou amamentação.

Também não é recomendado (exceto quando necessário, como em uma emergência médica) em pessoas com transtornos de humor ou psicóticos. Se estiver a tomar outros medicamentos, deve consultar o seu médico se deve ou não tomá-los, visto que muitos medicamentos interagem com o Urbason.

• Agência Espanhola de Medicamentos (2017). Comprimidos de Urbason 16 mg. [Online]. Disponível em https://www.aemps.gob.es/cima/dochtml/ft/59123/FichaTecnica_59123.html#4-6-fertilidad-embarazo-y-lactancia.
  • Agência Espanhola de Medicamentos (2017). Folheto informativo: informação para o utilizador Urbason 40 mg pó e solvente para solução injectável. metilprednisolona [Online]. Disponível em: https://www.aemps.gob.es/cima/pdfs/es/p/34023/34023_p.pdf.
  • Lozano, M., Pelegrín, C. e O’Neill, A. (1988). Efeitos de drogas para uso terapêutico na psique. Juízes pela Democracia.