Tricomoníase: sintomas, causas e tratamento desta DST

Embora haja uma grande quantidade de informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e infecções hoje, esses tipos de distúrbios ainda são espetacularmente comuns entre as pessoas ao redor do mundo.

Alguns, como o HIV-AIDS, continuam sendo uma epidemia que acaba ou muda significativamente a vida de milhões de pessoas e não recebe cura. Felizmente, outros podem ser curados, embora muitas vezes sejam socialmente desvalorizados. Um deles é a tricomoníase, Que mencionaremos ao longo deste artigo.

Uma das DSTs mais comuns: tricomoníase

Tricomoníase é uma das doenças sexualmente transmissíveis (ou DSTs) mais comuns, Embora não seja um dos mais conhecidos socialmente.

Esta doença é causada por um parasita protozoário que é transmitido pela vagina e infecta o trato geniturinário. A tricomoníase pode ou não ter sintomas óbvios e muitas vezes pode passar despercebida pela pessoa em questão. Na verdade, é o que acontece em cerca de sete em cada dez casos.

Entre a infecção ou infecção e o início dos possíveis sintomas, há um período de incubação de 5 a 28 dias. Pode aparecer em homens e mulheres, embora nos primeiros seja geralmente assintomático. Freqüentemente, os sintomas são tão leves que os confundem com outros problemas e podem ir e vir de forma intermitente.

Quando os sintomas aparecem, deve-se ter em mente que, em primeiro lugar, uma das possíveis alterações geradas por essa doença é o aparecimento de inflamação, como vulvite, vaginite ou uretriteTambém é comum o aparecimento de secreções anormais.

Nas mulheres, é comum que a tricomoníase cause desconforto, queimação e dor nos órgãos genitais ao urinar ou fazer sexo, bem como possível secreção, geralmente de cor esverdeada ou amarelada e com odor fétido. Também há disúria ou dificuldade para urinar, sangramento e manchas na superfície da vagina.

No caso dos homens, nos poucos casos que apresentam sintomas, há dor e sensação de queimação ao urinar ou ejaculação, dificuldade para urinar ou disúria e necessidade de urinar várias vezes pela manhã. Também podem aparecer secreções purulentas do pênis. Ocasionalmente, pode causar inflamação da próstata.

complicações

Em ambos os casos, e especialmente no caso das mulheres, a tricomoníase pode ter consequências graves para a saúde.

Foi demonstrado que em mulheres grávidas causa prematuridade e baixo peso no recém-nascido, podendo até transmitir a doença ao feto.

Também facilita o desenvolvimento de feridas e a transmissão ou transmissão de outras doenças venéreas, incluindo o HIV. Na verdade, não é incomum que essa infecção apareça em conjunto com outras, como a gonorréia.

Causas e transmissão desta doença

Tricomoníase é uma doença causada pela infestação de um protozoário parasita chamado Trichomonas vaginalis, E é contraído mantendo sexo desprotegido.

O parasita geralmente é transmitido pela penetração vaginal. Não se limita às relações sexuais entre pessoas heterossexuais e também pode ser transmitido durante as relações homossexuais (também pode passar de vulva para vulva sem penetração). Também pode ser transmitido por meio do compartilhamento de brinquedos sexuais ou da manipulação dos próprios órgãos genitais ou de outras pessoas após tocar em fluidos infectados.

No entanto, é pelo menos raro que a infecção seja transmitida através do sexo anal ou oral, geralmente não afetando a boca ou o ânus. O contato ocasional, sentar no mesmo banheiro, comer ou beber no mundo de vidro, ou contato com saliva por meio de beijos ou espirros também não são vias de transmissão da doença.

Além de todos os itens acima, deve-se notar que é muito simples e comum uma pessoa com esta doença infectar o parceiro, E que mesmo se for tratado, pode ser reinfectado com ele. Nesse sentido, é fundamental que, ao ser detectada a tricomoníase, a pessoa e seus parceiros sexuais sejam tratados.

tratamento

Felizmente, a tricomoníase é uma doença que possui um tratamento eficaz, sendo de fácil cura. Mais precisamente, este tratamento é baseado na prescrição e ingestão de antibióticos.

Um dos mais comuns é o tinidazol, que elimina e evita que o protozoário causador da doença se multiplique (também usado em outros venenos). O outro é o metronidazol, que pode ser prescrito na forma de creme ou comprimido. Existem versões em que uma dose do medicamento é suficiente, embora possa exigir doses diárias. A doença geralmente desaparece cerca de uma semana após o início do tratamento, embora a melhora dos sintomas possa ser observada já no segundo dia.

Como dito acima, é fundamental que o tratamento seja realizado por ambos os membros do casal ao mesmo tempo. O contato sexual deve ser evitado até que seja observado o desaparecimento do microrganismo responsável. Também o consumo de álcool e outras substâncias, pois interferem no funcionamento da droga.

De qualquer forma, a maneira mais fácil de prevenir possíveis doenças como essa é por meio da prevenção, usando profilaxia como preservativos ou outros métodos de barreira.

referências bibliográficas

• Centro de Controle e Prevenção de Doenças (sf). Tricomoníase: Folha de dados do CDC. [Online]. Disponível em: https://www.cdc.gov/std/spanish/tricomoniasis/stdfact-trichomoniasis-s.ht.
  • Hobbs, M., Seña, EC, Swygard H. & Schwebke, J. (2008) Trichomonas vaginalis and Trichomoniasis. R: KK Holmes, PF Sparling, WE Stamm, P Piot, JN Wasserheit, L Corey, MS Cohen, DH Watts (editores). Doenças sexualmente transmissíveis, 4ª edição. Nova York: McGraw-Hill, 771-793.