Tipos de diabetes: riscos, características e tratamento

Existem perturbações que suscitam grande preocupação quanto ao seu grande impacto na população. Um exemplo claro é o diabetes mellitus. Este conjunto de distúrbios metabólicos tem em comum o fato de causar aumento do açúcar no sangue (hiperglicemia).

O diabetes tem uma alta prevalência global. Em 2015, eles foram diagnosticados aproximadamente 400 milhões de casos em todo o mundo. Dados alarmantes, e mais ainda se as previsões indicarem que este valor vai aumentar, nomeadamente num dos tipos de diabetes: o tipo II.

Diabetes ao longo da história

A humanidade sofre com esta doença crônica desde os tempos antigos. Existem dados que já eram casos reconhecidos para o ano de 1500 aC no antigo Egito.

Poucos anos depois, o médico da Grécia antiga, Areteo de Capadócia, deu o nome a esse distúrbio, que perdura até hoje.

“Diabetes” significa “passa” em gregoNo que se refere a um dos sintomas mais marcantes da doença, a baixa retenção de líquidos.

Tipos de diabetes

Existem diferentes tipos de diabetes, muitos dos quais são menores, mas todos têm isso em comum. eles causam hiperglicemia e os problemas resultantes disto: complicações nervosas, cardiovasculares e renais.

Podemos dividi-lo principalmente em quatro grupos: diabetes tipo I, diabetes tipo II, diabetes gestacional e outros tipos. Neste último grupo, destaca-se a síndrome MODY, embora o diabetes também seja causado indiretamente, por exemplo, por uma infecção do pâncreas ou induzida por tratamento medicamentoso.

1. Diabetes mellitus tipo 1 (DM1)

Anteriormente denominado “diabetes insulino-dependente” ou “diabetes infantil”, representa cerca de 5% dos casos diagnosticados.

O diabetes tipo I é caracterizado por ausência do hormônio insulina, O que estimula a captação de glicose no sangue pelas células. Esse desaparecimento se deve à destruição das células β das ilhotas de Langerhans no pâncreas, local de produção do hormônio, devido ao sistema imunológico.

esta desordem geralmente se desenvolve em crianças ou adolescentes, Embora existam casos de aparecimento da doença na idade adulta, que são conhecidos como LADA (“doença autoimune latente em adultos”, ou seja, “doença autoimune latente em adultos”).

O risco de sofrer de DM1 é um tanto complexo, pois é a combinação de uma predisposição genética e a interação de alguns fatores ambientais que desencadeiam o problema (infecção ou dieta). Isso dificulta a prevenção da doença.

Sintomas que indicam esta alteração do metabolismo são a excreção frequente de urina, sede incomum, fome contínua, perda de peso, irritabilidade e fadiga. Aparecem repentinamente e seu único tratamento é o suprimento vitalício de insulina ao paciente, além do controle rígido do nível de açúcar no sangue, já que tende facilmente ao coma cetônico.

2. Diabetes mellitus tipo 2 (DM2)

Anteriormente conhecido como “diabetes não insulino-dependente”, é o tipo mais comum de diabetes, sendo entre 85% e 90% dos casos que são diagnosticados. A hiperglicemia é causada pela resistência de um organismo à insulina ou pela falta de secreção de insulina, mas nunca por um ataque auto-imune.

os principais fatores de risco estão ligados ao estilo de vida, Como falta de exercícios, sobrepeso, obesidade ou estresse. Por se tratar de uma doença complexa, existem outros fatores relevantes, como a genética ou alterações na própria flora intestinal. É uma doença crônica que geralmente aparece na idade adulta (mais de 40 anos), embora os casos estejam começando a ser vistos em pessoas jovens.

Os sintomas são muito semelhantes aos da diabetes tipo I mas em menor grau, porque é um processo sequencial e não repentino. O maior problema é que ele é diagnosticado quando leva um tempo para a doença se desenvolver.

Os tratamentos iniciais geralmente consistem em exercícios e dieta alimentar, pois se não for muito desenvolvida é possível reverter os efeitos. Em casos mais graves, o tratamento com medicamentos antidiabéticos é necessário, o que reduz os níveis de açúcar no sangue, embora a longo prazo possam ser necessárias injeções de insulina.

3. Diabetes mellitus gestacional (GDM)

É uma forma de pré-diabetes que pode aparecer durante segundo ou terceiro trimestre de gravidez. É detectada como hiperglicemia em mães que, antes da gravidez, não foram diagnosticadas com outro tipo de diabetes.

Uma possível causa desse distúrbio é que os hormônios produzidos durante a gravidez interferem na funcionalidade da insulina. Durante o primeiro trimestre da gravidez, o açúcar no sangue pode ser monitorado para descartar DMG.

Alguns fatores de risco apresentaram DMG em outra gravidez, abortos múltiplos ou histórico familiar de diabetes.

Mais do que os sintomas, o maior problema são as consequências desse aumento da glicemia que, embora não atinja os valores estabelecidos para o diagnóstico de diabetes, são superiores ao normal.

Diabetes gestacional isso pode desencadear problemas durante o parto por macrossomia (crescimento excessivo do bebê) e aumentar a predisposição da criança e da mãe a sofrer com a doença. O tratamento usual é o controle do estilo de vida, ou seja, exercícios e dieta alimentar.

4. Síndrome MODY e outros tipos

O último grupo é uma gaveta feita sob medida onde todos os tipos de diabetes são agrupados, a incidência é bem menor, como o tipo 3.

Porém, podemos destacar por sua incidência, entre 2% e 5% dos diagnósticos: é a síndrome MODY.

Também chamado de diabetes monogênico, a sigla significa inglês “Diabetes de maturidade precoce em jovens” (“Diabetes maduro que ocorre em jovens”) porque se parece com DM2, mas se desenvolve em adolescentes não obesos. Ao contrário dos demais, esse distúrbio é monogênico (causado por um único gene) e não é uma doença complexa. O maior risco é ter histórico familiar desse tipo de transtorno.

Até agora, foram encontrados até 6 genes diferentes que podem desenvolver a síndrome. Tudo o que têm em comum é que, quando sofrem mutação, as células β não sintetizam ou liberam insulina de maneira adequada, o que leva ao diabetes. É primeiro tratado com medicamentos antidiabéticos por via oral, embora em longo prazo, a insulina é injetada como no DM2.