Síndrome do intestino irritável: sintomas, causas e tratamento

A síndrome do intestino irritável (SII) é uma doença crônica associada a estresse psicológico prolongado, que causa dor abdominal e também altera a regulação do intestino.

A seguir explicaremos com mais detalhes o que é a SII e a seguir veremos o que se sabe sobre suas causas, finalizando com informações sobre seu tratamento e algumas orientações que podem ser incluídas no guia. seus sintomas.

O que é a síndrome do intestino irritável?

Síndrome do intestino irritável é um distúrbio afeta o funcionamento do trato intestinal, portanto, é considerada um distúrbio do sistema gastrointestinal e, como tal, sabe-se que está ligada a fatores físicos e psicológicos associados ao estresse que a pessoa sofre há muito tempo.

Quando o pesquisador Hans Selye conduziu sua pesquisa sobre estresse, desenvolvendo o que se chama de teoria do estresse, descobriu que o sistema nervoso simpático inerva o estômago, razão pela qual, como resultado dessa descoberta, sabemos agora que a ativação do SNS tem um impacto neste órgão.

Esta relação entre IBS e estresse é demonstrada porque o cérebro está interconectado com o intestino por sinais nervosos e hormonais. Portanto, esses sinais afetam o funcionamento do intestino.

Então, quando a pessoa sofre de estresse prolongado ao longo do tempo, esses sinais nervosos que o cérebro envia ao estômago são geralmente mais ativos e intensos, e isso pode enfraquecer os intestinos, então a pessoa tem dor de estômago e os ritmos intestinais estão desalinhados, então você pode acabar sofrendo de diarreia ou prisão de ventre.

Causas

As causas da síndrome do intestino irritável são desconhecidas, mas o que está comprovado é que tem uma forte relação com o estresse, porque de acordo com algumas pesquisas entre 50-85% dos pacientes com diagnóstico de SII sofriam de altos níveis de estresse e também foi constatado em outro estudo que esses pacientes frequentemente apresentavam altos níveis de depressão, neuroticismo, ansiedade e hipocondria.

A forma como a SII é explorada e diagnosticada é através da observação dos sintomas mais comuns, que veremos mais tarde, e também por meio de um exame médico em que se explora o estado físico de saúde, além da realização de um exame de sangue.

A síndrome do intestino irritável se desenvolve cronicamente, mas não está constantemente presente na vida do paciente, mas ocorre na forma de surtos intermitentes; ou o que é igual, seus sintomas desaparecem completamente, ou em grande medida em alguns momentos, e em outros momentos quando o paciente está sob muito estresse ou não leva um estilo de vida saudável, eles podem reaparecer. Além disso, quando o paciente cuida de seus hábitos, ele pode manter os sintomas da SII afastados, para que não lhe causem tanto desconforto.

Também há estudos que mostram que, quando os sintomas diminuem ou estão sob controle, essa síndrome pode ser desencadeada novamente por vários fatores do estilo de vida, como consumo de álcool, cafeína, estresse e estresse. Ingestão de certos alimentos, como chocolate, refrigerantes, pastéis. , bem como todos os alimentos ultraprocessados ​​com alto teor de açúcares e gordura saturada.

Sintomas da síndrome do intestino irritável são as seguintes:

• Dor abdominal; que geralmente volta durante as evacuações.
  • Abdominal distendido e, mesmo em alguns casos, pode estar inchado.
  • Gases.
  • Mudanças no biorritmo em relação à defecação. Se você tiver diarreia, falaremos sobre IBS-D, enquanto se você tiver constipação, eu teria IBS-E.
  • Mudança na aparência das fezes; geralmente mostrando uma aparência pobre.

Esses sintomas geralmente aparecem em situações em que o paciente está passando por mais estresse. e a sobrecarga de quem sofre normalmente.

Deve-se notar também que os pacientes com SII, em geral, tendem a se preocupar mais com sua saúde e a avaliar seu estado físico e psicológico de forma mais negativa do que outros pacientes. É por isso que os sintomas de hipocondria são muito comuns.

Foi até identificado que esses pacientes têm um padrão de comportamento muito distinto, conhecido entre os profissionais de saúde como “comportamento aprendido com a doença crônica” e é caracterizado por uma preocupação excessiva com os problemas de sua doença e, por isso, vão ao médico com muita frequência.

Epidemiologia desta síndrome

Síndrome do intestino irritável é o distúrbio mais comum entre aqueles que afetam o bom funcionamento do trato digestivo, porque o seu diagnóstico varia de 30 a 70% dos pacientes que vão em consulta ambulatorial aos médicos especializados em aparelho digestivo e cerca de 25% dos que vão ao seu médico por problemas digestivos ou, o que é o mesmo, 1 em 4 pessoas .

Na população em geral, estima-se que entre 10% e 25% podem apresentar sintomas compatíveis com a síndrome do intestino irritável e, destes, bem menos da metade (25% a 40%) procuram ajuda profissional.

Segundo dados epidemiológicos de estudos relacionados à síndrome do intestino irritável, trata-se de um problema de saúde que pode ser até duas ou até três vezes mais comum em mulheres do que em homens.

Tratamento da síndrome do intestino irritável

De acordo com a literatura médica especializada em síndrome do intestino irritável, atualmente não existe um tratamento que elimine completamente os sintomas de forma definitiva ou por um período prolongado.

Como esta doença não pode ser completamente erradicada, o objetivo principal do seu tratamento é melhorar a funcionalidade do sujeito porque ele pode levar uma vida ativa e ser o mais satisfatório possível e, dada a alta frequência com que esses pacientes apresentam sintomas de depressão e ansiedade, o tratamento psicológico é de grande importância.

O tratamento que mais deve ser utilizado para tratar todos os sintomas desses pacientes é multidisciplinar, combinar monitoramento médico com medicação prescrita para aliviar os sintomas e psicoterapia.

Embora seja verdade que existem estudos especializados que encontraram evidências de maior eficácia no tratamento de IBS em tratamento psicológico do que em tratamento médico, e mais especificamente é a terapia cognitiva multicomponente, que foi capaz de demonstrar mais validade empírica (Pérez et al., 2006). No entanto, ainda são necessárias mais pesquisas sobre tratamentos psicológicos para IBS.

Em contraste, o tratamento psicológico é mais caro, razão pela qual atualmente é difícil de usá-lo amplamente em pacientes com SII. Portanto, o tratamento mais utilizado é o médico, com consultas ambulatoriais e prescrição de medicamentos.

1. Tratamento médico

Tratamento médico trata alterações motoras e sensoriais na fisiologia do intestino, bem como possível intolerância a determinados grupos alimentares (por exemplo, lactose, glúten, etc.).

No entanto, não há evidências claras de que haja uma única anormalidade primária no trato digestivo nos casos de SII, mas pode ser uma doença sistêmica, afetando várias estruturas do corpo.

Quanto à farmacologia usada para aliviar certos sintomas, encontramos prescrição de antiespasmódicos para aliviar as dores que sofrem em alguns casos, é combinado com antidepressivos; pois possuem efeitos anticolinérgicos que auxiliam nos casos em que a dor é mais intensa. Há pesquisas que afirmam que o mais útil seria a combinação do uso de drogas com terapia psicológica.

Abaixo, faremos uma breve revisão de algumas das técnicas psicológicas usadas para tratar IBS.

2. Relaxamento muscular

O objetivo desta técnica é relaxar os diferentes grupos musculares separadamente., para que o paciente entre em um estado de relaxamento como medida para aliviar ou prevenir os sintomas de estresse que fazem com que os sintomas da SII piorem.

Os componentes desta técnica são:

• Contraia um grupo de músculos por alguns segundos e depois relaxe.
  • Concentre-se nas sensações produzidas pela contração e relaxamento de cada um dos grupos musculares.

Foi demonstrado que, quanto mais o músculo se contrai ao mesmo tempo que o sujeito se concentra nas sensações que esta ação produz, maior é o estado de relaxamento será capaz de alcançar.

3. Biofeedback

Biofeedback é uma técnica frequentemente usada em combinação com relaxamento, e o que se pretende alcançar com o treinamento de ambas as técnicas é que o paciente aprenda a controlar voluntariamente certos estados fisiológicos de seu corpo procurando gerar um estado de relaxamento.

E isso graças ao fato de que, com as técnicas de biofeedback, você pode aprender a ficar atento às mudanças que estão ocorrendo no estado do seu corpo.

Os biofeedbacks mais amplamente usados ​​para controlar o estresse por meio do relaxamento geral do paciente são:

• Eletromiográfico: utilizado para medir a tensão muscular sentida.
  • Temperatura: usado para detectar a temperatura como um indicador de fluxo sanguíneo.
  • Eletrodérmico: usado para detectar alterações na ação das glândulas sudoríparas.
  • Respiração: é usada para verificar o ritmo e a localização da respiração.

4. Meditação

A técnica de relaxamento mais usada é a atenção plena, com o objetivo de ensinar o paciente a focar sua atenção no momento presente e não reforçar a ansiedade, sem emitir uma avaliação pessoal do que sente ou percebe ao seu redor naquele momento.

Essa técnica é baseada em uma perspectiva que entende que os pensamentos não podem ser controlados e que quando as pessoas se esforçam para tentar controlá-los, a única coisa que conseguem é que esses pensamentos lhes causam desconforto para levarem consigo. Mais importância do que merecem e isso causa eles ainda mais estresse do que o que sofreram no início.

Em suma, graças à atenção plena visa erradicar esforços para controlar eventos internos (pensamentos e emoções negativas) que as pessoas com estresse e desconforto tentam alcançar. Como pode ser o caso de pessoas com síndrome do intestino irritável.

Hábitos de vida que melhoram o curso da síndrome do intestino irritável

Existem hábitos que o paciente pode incorporar em sua rotina diária a fim de levar um estilo de vida mais saudável que pode ajudar a manter o IBS sob controle, aliviando seus sintomas. Esses hábitos são:

• Durma o suficiente à noite e mantenha uma programação de sono estável para que seu biorritmo não se desvie.
  • Manter-se fisicamente ativo, ser capaz de fazer exercícios leves (por exemplo, caminhar pelo menos 30 minutos por dia).
  • Coma alimentos ricos em fibras (por exemplo, aveia, lentilha, vegetais e frutas).

Referências bibliográficas

• Amigo, eu (2020). Manual de Psicologia da Saúde. Madrid: Publicação da Pirâmide.
  • APIR (2019). Manual de Psicologia da Saúde. Madrid: APIR.
  • APIR (2019). Manual de tratamentos psicológicos. Madrid: APIR.
  • Pérez, M., Fernández, JR, Fernández, C. I Amic, I. (2006). Guia para tratamentos psicológicos eficazes II. Madrid: Publicação da Pirâmide.
  • Roberts, A. (2020). O grande livro do corpo humano. Madrid: Editorial DK Espanha.