Os 4 tipos de epidemia e suas características

As epidemias não são eventos novos na história da humanidade, mas ocorreram durante todo o tempo.. A peste espanhola, o sarampo ou a gripe espanhola são exemplos. O surgimento de novas doenças infecciosas influenciou significativamente o curso da evolução humana.

A geração de epidemias infecciosas não é incomum, é mais comum do que muitos imaginam. Mas, graças ao avanço do nosso conhecimento no campo da saúde, o impacto é menor do que poderia ter sido no passado. O estudo desses fenômenos tem permitido conhecer mais sobre eles, como estão na origem ou diferenciar os diferentes tipos de epidemias, e assim ter uma vantagem no combate às suas consequências.

O que é uma epidemia?

Não podemos continuar com o tema se não conhecemos esse conceito antes. Do grego Epi, que significa “envelope”, e Dan, que é “aldeia”, é entendido como epidemia quando há um aumento significativamente elevado de casos de determinada doença em um determinado local, durante um período de tempo determinado. . Como pode ser deduzido dessa definição, para declarar que uma epidemia está ocorrendo, deve haver uma disseminação rápida de uma condição particular em uma determinada população em um período muito curto de tempo.

Anteriormente, este termo estava associado a doenças infecciosasOu seja, o desconforto causado por agentes externos invasivos (bactérias, vírus, …); e contagiosa, que é a transmissão pessoa a pessoa, mas como veremos com os diferentes tipos de surtos, essa palavra se espalhou para outros tipos de condições. Até a Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve a obesidade como uma epidemia.

Como as epidemias acontecem

É claro que se não houver condição, não pode haver epidemia. Mas, como podemos ver, eles sempre aparecem com o tempo e, embora atualmente estejamos falando especificamente de COVID-19 por seu impacto global, que será discutido mais tarde, eles aparecem em algum tipo de epidemia de vez em quando, em certos países.

No caso mais simples de explicar, é com uma doença infecciosa. O patógeno ou agente infeccioso, por exemplo, vírus ou parasitas, é encontrado em um reservatório natural, como água parada ou em um animal específico que não causa sintomas, e quando as condições ambientais mudam, ele torna a temperatura mais baixa ou mais alta umidade, podem ser transmitidas e atingir as pessoas, causando desconforto, ativando o sistema imunológico.

Como podemos perceber, muitos são os fatores para que isso aconteça, e mais ainda para que se transforme em algum tipo de epidemia, como o aumento da capacidade do patógeno de causar doenças (conceito conhecido como virulência), condiciona as condições ambientais (temperatura , umidade …) e as condições do hospedeiro, no nosso caso as pessoas (nível atual do sistema imunológico, deterioração devido a condições anteriores, …).

Classes de epidemias

Os cientistas encarregados de estudar esses fenômenos, ou seja, epidemiologistas procuraram qualquer informação que pudesse dar a impressão de epidemias para uma melhor prevenção contra eles.

Como por exemplo a sua origem, e este é o critério utilizado para diferenciar os diferentes tipos de epidemias que existem, que são os seguintes.

1. Origem comum

Esta categoria inclui surtos que ocorrem quando um grupo de pessoas é infectado para ser exposto a uma fonte comum, mas não há transmissão de pessoa para pessoa. Com um exemplo, é muito melhor compreendido. Em um caso fictício, um grupo de pessoas de um restaurante é admitido em um hospital com desconforto digestivo devido a uma infecção por Salmonella. Como podemos extrair daqui, a origem comum de todos esses pacientes é ter comido no referido restaurante a comida que continha a bactéria infecciosa, mas não houve transmissão entre as pessoas que ali estavam … no local porque Salmonella não. capacidade.

Este tipo de epidemia subdivide-se em três subcategorias, sendo a primeira que expusemos o caso de “pontual”Ou seja, bastou um momento de contato com a fonte da infecção para obter a condição.

Outro subtipo é o “contínuo”, ou seja, quando é necessário o contato contínuo com a fonte do problema para cair na doença. Um exemplo seria se houvesse uma falha no sistema de purificação da água e as pessoas da população que a recebessem continuamente a bebessem, chegaria um momento em que teriam problemas no sistema digestivo devido à bactéria. água, mas eles precisam beber continuamente por um tempo para terem sintomas.

Por fim, haveria casos “intermitentes”, que seriam semelhantes ao anterior, mas não é necessária uma exposição contínua na origem, mas também não é confiada a um único contato.

2. Propagação

Nesse tipo de epidemia, não existe uma origem comum, mas é transmitida de pessoa a pessoa, com grande frequência. e são cada vez mais afetados pela doença. Um exemplo claro é a gripe sazonal causada pelo vírus influenza.

A transmissão pode ser direta (por via aérea, por relações sexuais, etc.), mas também de forma indireta como o uso de veículos (por exemplo o contágio do vírus HIV para compartilhar seringas) ou por meio de vetores (exemplo da febre amarela e picadas de mosquitos entre as pessoas).

3. Misto

No próximo tipo de epidemia seria o caso da mista, que é a mistura dos dois acima. Em outras palavras, as pessoas pegam a infecção de uma fonte comum, mas depois a transmitem para outras pessoas. Podemos colocar o caso de uma epidemia de shigelose, que resulta em uma infecção gastrointestinal, que ocorre em uma população durante a comemoração de suas férias.

As pessoas ingerem um produto que contém Shigella, a bactéria que causa a doença. As pessoas voltam para suas cidades natais após a festa e após um período de incubação, apresentam sintomas e infectam outras pessoas ao seu redor. A fonte original é um produto da festa, mas a propagação se deve às pessoas entregando-o a outras pessoas e levando-o para outro lugar longe da origem. A verdade é que esses casos são os mais coloridos.

4. Outros

E, finalmente, aqui estão os tipos de surtos que não atendem aos requisitos a serem considerados como parte do acima. Estão incluídos aqui os casos de zoonose, que são doenças transmitidas apenas de animais para humanos.

Exemplos são a doença de Lyme, uma doença causada por bactérias do gênero Borrelia que é transmitida por carrapatos de roedores para humanos. A obesidade também poderia estar incluída, pois é um distúrbio complexo, mas a OMS chama de epidemia, mas já é mais complicado falar porque não há agente infeccioso ou contágio.

Endêmica, epidêmica e pandêmica

Embora esses não sejam tipos de surtos, são três conceitos intimamente relacionados. Se nos lembrarmos, um surto seria um evento que ocorre com um aumento incomum de pacientes com a mesma condição, em uma determinada população em um determinado período de tempo. Mas, caso essa doença se prolongue com o tempo e apareça periodicamente em um determinado local, ela se torna endêmica.

Por outro lado, se uma epidemia está se movendo rapidamente para mais lugares, alcançando uma propagação global, então estamos falando de uma pandemia. Um fato curioso sobre isso é que em 2009 a OMS mudou sua definição, pois antes além de afetar vários países simultaneamente, também precisava ter um alto índice de mortalidade para considerar uma epidemia como uma pandemia. Agora, a doença não precisa ser letal alta para ser classificada dessa forma.

Infelizmente, nos dias de hoje pudemos verificar como um vírus da família Coronaviridae, o SARS-CoV-2 (conhecido como Coronavírus), foi transmitido de animais (apontou para o pangolim, um mamífero blindado) para humanos, e então se espalhou rapidamente através da população da China, sendo naquela época uma epidemia, que então avançou para uma rápida disseminação global, a ponto de se tornar uma pandemia. O problema é que esta é uma condição nova, por isso devemos continuar a estudar e seguir as recomendações que nos chegam da comunidade científica.

Cabe a todos nós seguir o conselho de não espalhá-lo e, assim, reduzir o número de infectados, para interromper a progressão da doença e ser capaz de tratar todos os pacientes sem saturar a saúde do país.

• Joan Pau Horcajada e Belén Padilla. “Endêmica e epidêmica. Investigação de uma epidemia nosocomial ”. 2012. https://seimc.org/contenidos/documentoscientificos/eimc/seimc_eimc_v31n03p181a186.pdf

• Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. “Princípios de Epidemiologia na Prática de Saúde Pública”. Terceira edição. 2012. https://www.cdc.gov/csels/dsepd/ss1978/SS1978.pdf