Mixedema: o que é, características e sintomas associados

O mixedema é uma condição médica complicada que resulta do não diagnóstico e tratamento adequado do hipotireoidismo.

Este problema médico pode ser bastante problemático para a vida do paciente, pois envolve alterações graves da pele, retenção de líquidos e alguns problemas cognitivos.

Pode piorar, levando a ataques de mixedema, Em que as consequências podem ser fatais, levando ao coma e à morte. A seguir iremos descobrir mais sintomas desta doença, quais são as suas possíveis causas e como é tratada.

O que é mixedema?

Mixedema é outro termo para hipotireoidismo severamente avançado. O hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos em quantidade suficiente. A tireóide é uma glândula que libera hormônios responsáveis ​​por regular os níveis de energia e o funcionamento geral do corpo. No caso de produção insuficiente desses hormônios, várias funções do corpo são afetadas.

O hipotireoidismo muito avançado pode causar um ataque de mixedema, uma condição médica muito séria que requer intervenção urgente.

A palavra mixedema é usada principalmente para denotar os sintomas dermatológicos de hipotireoidismo avançado e o quadro clínico associado. Algumas das principais alterações cutâneas que podem ocorrer como resultado da disfunção da glândula tireoide incluem: Edema da face, incluindo lábios, pálpebras e língua.

Inchaço e espessamento da pele em qualquer parte do corpo, especialmente na parte inferior das pernas.

sintomas

Além das mudanças de pele que já mencionamos, outros sintomas podem estar associados ao mixedema.

• Pressão sanguínea baixa
      • Baixa freqüência cardíaca
      • Cabelo fino e quebradiço
      • Goll (glândula tireóide aumentada)
      • Pouca energia e letargia
      • Ganho de peso
      • fraqueza
      • Intolerância ao frio
      • Prisão de ventre
      • sintomas depressivos
      • espessamento da pele
      • pele áspera
      • Sinal de balde negativo.
      • Mudança na aparência do rosto
      • Nariz grosso.
      • Infiltrações gelatinosas no tecido subcutâneo
      • Ele fala devagar
      • lentidão mental
      • letargia
      • problemas mentais
      • Pele seca de cor amarela pálida
      • Tecido subcutâneo edematoso
      • Ganho de peso
      • Prisão de ventre
      • Cabelo quebradiço e ralo
      • Calvas
      • dores musculares
      • Perda auditiva e surdez
      • Síndrome do túnel carpal

Ataque de mixedema

Ataque de mixedema, também chamado de mixedema, é uma condição médica urgente que ocorre quando o corpo não consegue tolerar mudanças associadas ao hipotireoidismo grave. O corpo está descompensado, com níveis muito anormais de diferentes substâncias que interferem no bom funcionamento do corpo.

• depressão respiratória
      • Baixo nível de sódio no sangue
      • Hipotermia: temperatura corporal abaixo de 35 °
      • Confusão e lentidão mental preocupante
      • Choque
      • Baixo nível de oxigênio no sangue
      • Altos níveis de dióxido de carbono no sangue
      • Coma
      • convulsões

A crise do mixedema pode levar à morte devido a complicações de infecção, sangramento ou parada respiratória. É mais comum em mulheres (80%) e pessoas com mais de 60 anos, aparecendo principalmente no inverno. Também pode acontecer durante a gravidez.

as causas

Como vimos, hipotireoidismo isso acontece quando a glândula tireóide não está funcionando corretamente. Pode haver vários motivos pelos quais a glândula tireoide falha ou funciona menos do que deveria, incluindo:

• Doença autoimune, incluindo doença de Hashimoto
      • Remoção cirúrgica da glândula tireóide
      • radioterapia
      • Certos medicamentos, como lítio e amiodarona (Pacerona)
      • Deficiência ou excesso de iodo
      • gravidez
      • Medicamentos para o sistema imunológico, como os usados ​​para o câncer

Normalmente surgem os problemas dermatológicos de mixedema e as crises associadas a este problema médico. quando o hipotireoidismo grave não foi devidamente diagnosticado ou tratado. Também pode ocorrer como resultado da suspensão de medicamentos para a tireoide, fazendo com que este quadro clínico apareça.

Uma das explicações biológicas que foram dadas para explicar as preocupações com mixedema depósitos de cadeias de carboidratos, especialmente mucopolissacarídeos. Essas substâncias se acumulam na pele prejudicial. Além disso, explicam o inchaço por serem substâncias que atraem a água, fazendo com que ela se acumule na pele.

Quanto à crise do mixedema, que, como já mencionamos, é muito mais grave, isso geralmente acontece mais durante os meses de inverno e pode ser desencadeado pelos seguintes fatores:

• Parando o tratamento para hipotireoidismo
      • Sofrendo de um ataque cardíaco ou embolia
      • infecção
      • trauma
      • Uso de drogas supressoras do sistema nervoso central
      • Exposição ao frio
      • Estresse

Como o mixedema é diagnosticado?

Mixedema é uma condição médica que, quando administrada, não passa despercebida. Seja na forma de uma convulsão ou na sua forma menos urgente, o médico irá rapidamente diagnosticar que você tem mixedema e proceder à sua intervenção. Para confirmar o diagnóstico, exames de sangue podem ser feitos para verificar os níveis de sódio, carboidratos, oxigênio e dióxido de carbono..

No mixedema, a glândula pituitária freqüentemente aumenta a produção do hormônio estimulador da tireoide quando a glândula tireoide não está trabalhando o suficiente. O teste da glândula tireóide é acompanhado pelo teste de tiroxina (T4), um hormônio produzido diretamente na tireóide. Se houver uma alta produção de hormônios estimulantes da tireoide, mas baixa de tiroxina, temos um indicador biológico de que estamos sofrendo de hipotireoidismo.

Quanto à crise de mixedema, dada a gravidade da situação, será necessário proceder rapidamente e confirmar o diagnóstico o mais rápido possível. Portanto, a equipe médica se concentrará nos seguintes sintomas para confirmar ou rejeitar o diagnóstico e intervir com urgência:

• pele seca
      • cabelo ralo
      • hipotermia
      • Inchaço do rosto e pernas
      • goll
      • Possível cicatriz de tireoidectomia
      • Baixa pressão arterial e frequência cardíaca
      • confusão
      • respiração diminuída

Complicações do mixedema

A glândula tireóide é muito importante para o bom funcionamento do corpo, Principalmente do metabolismo. No hipotireoidismo muito avançado, muitas vezes acontece que o metabolismo é muito mais lento, afetando o uso de oxigênio. Afeta de forma muito negativa todos os sistemas e processos orgânicos do corpo, de modo que as seguintes complicações médicas podem ocorrer se o mixedema não for tratado.

• hipotermia
      • Inchaço e retenção de água
      • Sob metabolismo da droga e risco de acúmulo
      • Problemas durante a gravidez, como aborto espontâneo, pré-eclâmpsia (pressão alta e crônica), parto prematuro e defeitos congênitos
      • insuficiência cardíaca
      • problemas renais
      • depressão
      • Coma
      • morte

Como o mixedema é tratado?

Para prevenir mixedema, o hipotireoidismo deve ser tratado primeiroPorque é esse problema médico que o causa. Portanto, o tratamento se concentra na administração de uma versão sintética do hormônio T4 chamada levotiroxina (Levothroid, Levoxyl).

Uma vez administrado, os níveis de T4 são restaurados, Torne os sintomas mais fáceis de controlar. Embora possa demorar semanas para que haja uma melhora aceitável, deve-se dizer que essa intervenção é muito eficaz. Da mesma forma, o paciente provavelmente precisará tomar o medicamento pelo resto da vida.

Com relação às crises de mixedema, o tratamento é urgente. o paciente receberá cuidados intensivos e a primeira opção de tratamento é dar terapia de reposição de hormônio da tireoide, administrada por via intravenosa. Também haverá exames de sangue para confirmar os níveis de diferentes substâncias.

A prevenção é preferível ao tratamento porque, em uma crise, mesmo em tratamento de emergência, a mortalidade é bastante elevada, entre 25 e 60%.

• Berger, William D. James, Dirk M. Elston, Timothy G. (2011). Andrew’s Skin Diseases: Clinical Dermatology (11ª ed.). [London]: Saunders / Elsevier. ISBN 978-1-4377-0314-6.
      • McConahey, WM (março de 1978). Diagnóstico e tratamento do mixedema e coma mixedematoso. Geriatria. 33 (3): 61-66. ISSN 0016-867X. PMID 624451
      • Lindholm, J.; Laurberg, P. (2011). Hipotireoidismo e reposição tireoidiana: aspectos históricos. Journal of Thyroid Research. 2011: 809341. doi: 10.4061 / 2011/809341. PMC 3134382. PMID 21760981.