Distúrbios da marcha: tipos, sintomas e características

Os transtornos alimentares afetam significativamente os idosos e contribuem para o aumento da morbidade pelas quedas que causam.

A cada dia que passa, esses tipos de distúrbios e suas consequências tornam-se cada vez mais comuns à medida que vivemos em sociedades cada vez mais longas. por isso é importante saber quais são os diferentes tipos de distúrbio da marcha, E quais sintomas os caracterizam.

Caminhada normal

Os distúrbios da marcha sempre envolvem uma falha de equilíbrio e de nosso sistema de locomoção e, em geral, eles freqüentemente afetam os idosos que vêem como com o envelhecimento seu sistema musculoesquelético e seus reflexos posturais se deterioram.

Para ser capaz de compreender como ocorre um distúrbio da marcha, vamos primeiro ver qual é o mecanismo da caminhada normal, em termos gerais, Que pode ser dividido em três fases: decolagem, avanço e apoio.

decolar

Enquanto o joelho está travado na extensão, soli e os gêmeos impulsionam o membro, levantando o calcanhar do chãoAo mesmo tempo, os músculos abdutores e o quadríceps do membro contralateral impedem que ele incline a pelve, mantendo-a fixa.

Avançado

Com a extremidade contralateral suportando toda a carga, a extremidade de referência sobe e se move para a frente. Para fazer isso, o quadril e o joelho são gradualmente flexionados, enquanto o tornozelo e o pé são estendidos. gradualmente para evitar esfregar contra o solo.

Suporte de solo

Começa com o calcanhar e envolve imediatamente toda a sola do pé, mantendo o joelho levemente flexionado. É neste momento que se inicia a fase de decolagem contralateral do membro..

Características clínicas de distúrbios da marcha

Distúrbios da marcha eles podem ou não ter uma origem neurológica. Entre as causas não neurológicas mais comuns estão a osteoartrite do quadril e joelho, deformidades ortopédicas e déficits visuais.

As características de um distúrbio da marcha podem nos dizer a etiologia. A dificuldade para começar a andar pode ser devido à doença de Parkinson ou doença subcortical frontal. E quando as dificuldades de locomoção estão associadas a comprometimento cognitivo e incontinência urinária, suspeita-se de hidrocefalia normotensiva.

Por outro lado, o encurtamento da etapa é bastante inespecífico, mas pode ser encontrado em problemas neurológicos, musculoesqueléticos ou cardiorrespiratórios. Quando a simetria é perdida no movimento entre os dois hemicoses, geralmente significa que há um distúrbio neurológico ou musculoesquelético unilateral.

Se o paciente exibe alta variabilidade no ritmo, comprimento e largura da passada, isso geralmente indica possível comprometimento do controle motor da marcha devido ao cerebelo, síndrome frontal ou déficit sensorial múltiplo. E em pacientes com desvio de marcha, doenças cerebelares e vestibulares são freqüentemente detectadas.

Instabilidade do controle de tronco pode ser causada por alterações no cerebelo, áreas subcorticais frontais e gânglios da base.

Por outro lado, a lentidão da marcha geralmente representa degeneração dos gânglios da base e disfunção extrapiramidal, e muito provavelmente envolve parkinsonismo em estágio inicial.

Principais distúrbios da marcha

Os distúrbios da marcha geralmente têm uma etiologia multifatorial e, portanto, é importante fazer um diagnóstico completo. Uma boa observação da evolução do paciente, seus sinais e sintomas, pode orientar o profissional quanto à origem do distúrbio predominante.

Aqui estão os principais distúrbios da marcha:

Para problemas neurológicos

Esses tipos de distúrbios da marcha afetam 20-50% das pessoas mais velhas e são uma das causas mais comuns de quedas.

1. Caminhada hemiplégica ou roçada

É causada por hemiplegia ou paresia do membro inferior, após um acidente vascular cerebral ou outra lesão cerebral. O sujeito deve balançar a perna em um arco para fora (Circondução) para garantir a decolagem.

Por sua vez, ocorre uma flexão lateral do tronco para o lado são, e uma pequena base de apoio é mantida, portanto existe um risco elevado de quedas.

2. Vá para “tesouras”

Este distúrbio da marcha é um tipo de circuncisão bilateral; ou seja, as pernas da pessoa se cruzam durante a caminhada. Os músculos dorsiflexores do tornozelo são fracos e os pés agarram o solo. O paciente dá passos curtos e trabalhosos.

As causas mais comuns são espondilose cervical e infarto lacunar ou demência multi-infarto.

3. Parkinsoniano vai para a festa

O curso típico da doença de Parkinson é bradicinético, com estágios curtos, muito lento e mal destacado do solo.. A pessoa caminha mantendo a flexão de quadris, joelhos e cotovelos, inclinando o tronco para frente e sem balançar os braços.

Geralmente ocorre uma perda de equilíbrio para a frente quando o corpo começa a se mover antes dos pés. À medida que o movimento avança, os passos são geralmente executados mais rapidamente e às vezes têm dificuldade em parar e podem facilmente perder o equilíbrio.

4. Marcha apráxica

Geralmente aparece quando há alterações no lobo frontal e é caracterizada por uma ampla base de apoio, uma postura levemente flexionada e pequenos passos de arrasto hesitantes.

O início do processo é muitas vezes complicado e os pacientes ficam “presos” ao chão, Ser capaz de oscilar e cair enquanto faz o esforço para levantar o pé. Esse distúrbio da marcha pode ocorrer em pacientes com doença de Alzheimer, demência vascular ou hidrocefalia normotensiva.

5. Marcha atáxica

Este distúrbio da marcha geralmente ocorre com lesões na medula espinhal posterior. Existe uma ampla base de apoio e o paciente está dando grandes passos. Geralmente ocorre uma perda de senso de posição, então as pessoas que sofrem com isso não sabem onde estão seus pés e os jogam para frente e para fora.

Esses pacientes geralmente têm problemas de equilíbrio e mudam de um lado para o outro. Junto com a marcha atáxica, deficiências graves de vitamina B12, degeneração espinocerebelar e espondilose cervical também aparecem com frequência.

Para problemas circulatórios

Além dos problemas causados ​​pela imobilidade e desuso, existem outras patologias que causam problemas circulatórios e distúrbios da marcha.

1. andar coxo

Após mais ou menos passos, o paciente apresenta dormência, formigamento, cãibras ou dores que o obrigam a parar por um momento antes de retomar a caminhada.

2. Para problemas musculoesqueléticos

eles existem outro tipo de condição que causa fraqueza muscular e dificuldade de marcha: Hipo e hipertireoidismo, polimialgia reumática, polimiosite, osteomalácia e neuropatias; também o uso prolongado de drogas como diuréticos e corticosteróides.

Qualquer perda de força muscular proximal resulta em andamentos instáveis ​​e patéticos.

3. Caminhada do pinguim

Nesse distúrbio da marcha, há uma inclinação do tronco para fora do pé que aumenta devido à fraqueza do glúteo médio e à incapacidade de estabilizar o peso do quadril. esses pacientes eles têm dificuldade para se levantar de lugares baixos e subir escadas.

4. Abordagem analgésica

Este distúrbio da marcha ocorre em pacientes com problemas de artrite com dormência e dor. O pé geralmente é colocado no chão para reduzir o choque. A fase de decolagem é evitada para diminuir a transmissão de forças pelo quadril afetado.

Geralmente há um diminuição na fase estática da perna afetada e diminuição na fase de oscilação da outra.Portanto, o comprimento da passada é menor no lado direito e diminui a velocidade de deslocamento.

Cair neste tipo de condição

As quedas na população idosa representam um verdadeiro problema de saúde pública. Cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos que trabalham por conta própria e são independentes sofrem pelo menos uma queda por ano. entre os maiores de 75 anos, o percentual sobe para 35% e até 50% entre os maiores de 85.

As taxas de mortalidade no outono estão aumentando exponencialmente com a idade, em ambos os sexos e em todos os grupos raciais.

Por outro lado, as quedas são mais frequentes nas mulheres, ainda que com o passar dos anos a tendência seja igualar. Além disso, deve-se destacar que a queda é por si só um fator de risco para sofrer novas quedas; por exemplo, no arquivo de histórico médico de um paciente, uma história de queda é considerada um indicador de fratura de quadril no futuro.

A grande maioria das quedas ocorre em ambientes fechados, sem relação com uma época ou época do ano em particular. Os locais de queda mais comuns são o banheiro, a cozinha e o quarto. E a atividade que mais favorece as quedas é a caminhada. Uma em cada dez quedas ocorre na escada, sendo a descida mais perigosa do que a subida, assim como o primeiro e o último degraus.

Diante de uma queda, a primeira coisa que o profissional deve fazer é: valorizar a pessoa de forma global; identificar os fatores de risco e as circunstâncias da queda; estimativa antecipada das consequências de curto e longo prazo; e, finalmente, tente evitar mais quedas.

• Palencia R. Distúrbios da marcha: protocolo diagnóstico. Bowl Ped 2000; 40: 97-99.
  • Villar T, Taula MP, Esteban AB, Sanjoaquín AC, Fernández A. Mudanças na marcha, instabilidade e quedas. Capítulo 19. Tratado de geriatria para residentes. Madrid: SEGG; 2007