Os 3 tipos de corticosteróides e seus efeitos no corpo

Muitos de nós provavelmente já sofreram ou conhecem alguém que teve algum tipo de processo inflamatório devido a uma doença, reação alérgica ou asma. E em muitos desses casos, a aplicação ou o uso de corticosteróides serão indicados para reduzir a inflamação. Mas não se trata de uma única substância, mas de um conjunto de medicamentos com propriedades semelhantes.

Nesse sentido, podemos encontrar vários tipos de corticosteróides, Por ser o mais conhecido, veremos ao longo deste artigo.

Corticosteróides: conceito básico

Corticosteroides ou corticosteroides são um grupo ou grupo de drogas que produzem efeito semelhante ao do cortisol secretado pelo córtex adrenal. E é isso, embora o cortisol seja um hormônio do estresse, Também tem uma série de efeitos de grande importância para a manutenção da nossa saúde.

Os corticosteróides são caracterizados por serem substâncias semelhantes aos esteróides, compostos baseados na substância conhecida como esterano que fazem parte dos organismos vivos e são constituídos por estruturas de hormônios e vitaminas. Sua função é múltipla, tendo importância entre outras áreas no metabolismo e secreção e utilização de açúcares e gorduras. homeostase corporal e também relacionada ao funcionamento do sistema imunológico. São poderosos antiinflamatórios e supressores do sistema imunológico, ideais para o tratamento de alergias, artrite, asma ou outros tipos de inflamação, sejam ou não produtos do sistema imunológico.

Quando falamos de corticosteróides como fármacos, estamos falando de fármacos de grande potência e úteis no tratamento de patologias como asma, artrite, reações alérgicas ou processos inflamatórios.

Porém, sua administração deve ser muito cuidadosa, pois além de seus efeitos benéficos, eles também geram efeitos colaterais bastante problemáticos e podem apresentar certo perigo. Entre eles encontramos o risco de hipertensão, catarata, glaucoma ou diabetesEnquanto muitos outros efeitos colaterais podem ocorrer. É por isso que geralmente são usados ​​pelo menor tempo possível e, mais frequentemente, em doses cada vez menores.

Diferentes tipos de corticosteróides

Embora tenhamos discutido algumas das características básicas dos corticosteróides em geral, a verdade é que dentro desse grupo de substâncias podemos encontrar diferentes tipos ou classes com diferentes características. Entre os principais podemos encontrar os seguintes,

1. Glicocorticóides

Os glicocorticóides são um dos tipos de corticosteróides mais conhecidos, senão o mais conhecido. Dentro deste grupo encontramos substâncias destinadas principalmente a controlar processos inflamatórios.

Sua ação gera diminuição da funcionalidade do sistema imunológico, essencial para o tratamento de reações alérgicas como alimentos ou medicamentos. Eles também são usados ​​em situações como asma, problemas como osteoartrite ou um tratamento entemético após quimioterapia em pacientes com câncer.

Os medicamentos conhecidos são betametasona ou dexametasona, Embora outros, como a cortisona, também sejam considerados como tal.

2. Corticotropinas

As corticotrofinas são outro tipo de corticosteroide, que normalmente são usados ​​nos casos em que o corpo tem níveis deficientes de corticosteroides endógenos. Facilita a secreção de cortisona pela glândula pituitária. Sua ação é geralmente mais diagnóstica do que terapêutica, sendo o uso de glicocorticóides mais comum no tratamento.

3.mineralcorticóides

Os corticoides minerais podem ser o grupo de corticosteroides menos conhecido na população em geral. A principal função dessas substâncias é manter o equilíbrio químico do organismo, atuando principalmente ao nível dos rins.

Sua ação gera um melhor controle da retenção de sais e sódio e permite regular e prevenir a perda excessiva de fluidos corporais pela urina. Neste grupo encontramos a fludrocortisona como principal representante

Duas drogas prototípicas

Já falamos sobre os tipos básicos de corticosteróides e mencionamos alguns exemplos. Mas talvez alguns medicamentos específicos possam ser mais visuais ou mais conhecidos. Os dois casos que mencionaremos separadamente são extremamente conhecidos e também propriedades típicas dos mineralcorticóides, embora sejam glicocorticóides.

cortisona

Provavelmente a droga mais conhecida desse grupo de drogas. Sua ação é principalmente a de um glicocorticóide, sendo particularmente usado no tratamento de vários tipos de inflamação. Porém, também tem ação no metabolismo do sal e na retenção de água, bem como no metabolismo dos carboidratos, com os quais possui propriedades que o ligam aos mineraiscorticóides.

É usado em muitas doenças, tanto humanas como veterinárias. Sua grande utilidade tem sido observada em reações alérgicas, artrite, endocardite, lúpus ou leucemias entre muitas condições. Também tem sido usado ocasionalmente em situações de anorexia ou hiporexia, com falta de apetite e sede, em algumas anemias ou mesmo para reduzir a inflamação causada por diversos tumores.

hidrocortisona

Outro grande exemplo de um dos tipos mais conhecidos de corticosteróides é a hidrocortisona. Como a cortisona, é classificada como um glicocorticóide, mas também tem efeitos reguladores semelhantes aos mineralocorticóides. Geralmente é usado como um medicamento de suporte, E é provavelmente um dos menos fortes.

Suas aplicações incluem o tratamento de erupções cutâneas, irritações, alergias, coceira ou mesmo como suporte contra o câncer. Também existem cremes e supositórios para problemas anais.

Outras formas de classificação

A classificação acima não é a única que existe, que pode ser encontrada várias opções dependendo dos critérios a serem usados ​​para agrupar esses medicamentos.

Outra das principais é aquela que leva em consideração seu modo de aplicação ou apresentação. Nesse sentido, podemos encontrar os seguintes tipos de corticosteróides: orais (pílulas), injetáveis ​​(sejam intravenosos, parenterais ou intramusculares), inalados (como o inalador típico), aerossóis ou tópicos (cremes). Também supositórios e gotas.

Finalmente, eles também podem ser agrupados de acordo com sua meia-vida. Nesse sentido, seriam encontrados corticosteroides de curta duração (entre 8-12 horas), média (entre 18 e 36 aproximadamente) e longa (maior que 36).

• Corticoides.org. (Sf). Corticosteróides. Disponível em: http://www.corticoides.org/
  • Pensabeni, JT; Panush, R. (1996). Reveja o uso de corticosteróides. Observações em um hospital comunitário. Eu sou J Med Sci.