Glutamina (aminoácido): características e funções

A glutamina é um aminoácido não essencial usado por muitos fisiculturistas por seus benefícios de fisiculturismo. No entanto, e embora muitos não saibam, é importante para o nosso cérebro e sistema nervoso. Neste artigo você encontrará, em detalhes, os benefícios e propriedades da glutamina.

Glutamina: um aminoácido não essencial

A glutamina, conforme mencionado no parágrafo anterior, é um aminoácido não essencial. E o que isso significa? Vou primeiro explicar o que são aminoácidos então a diferença entre aminoácidos essenciais e não essenciais

O que são aminoácidos não essenciais

Os aminoácidos são nutrientes essenciais para o nosso corpo, Porque são a matéria-prima das proteínas. Na natureza, existem centenas deles, mas apenas 20 fazem parte das proteínas (aminoácidos das proteínas). A diferença é que alguns deles são sintetizados pelo organismo e outros não, por isso é necessário repassá-los através da alimentação. Os primeiros são chamados de aminoácidos não essenciais, enquanto os últimos são aminoácidos essenciais.

• Você pode aprender mais sobre este assunto em nosso artigo: “Os 20 tipos de proteínas e suas funções no corpo”

Portanto, a glutamina pertence ao primeiro grupo e é encontrada em grandes quantidades no sangue e nos músculos. Mesmo sendo um aminoácido não essencial, isso não significa que não seja importante, porque ajuda a construir músculos fortes, bem como a manter um cérebro saudável e produtivo.

Glutamina no cérebro

Nas últimas décadas, a glutamina ganhou espaço no mundo da nutrição esportiva por seus benefícios no aumento da massa muscular. Contudo, o cérebro também se beneficia enormemente com esta substância por diferentes razões.

A glutamina é essencial para aumentar a função cerebral porque está envolvida no aumento de dois neurotransmissores muito importantes: o glutamato e o GABA (ácido gama-aminobutírico), duas substâncias químicas usadas pelos neurônios do sistema nervoso quando se comunicam entre si.

A relação entre glutamina, glutamato e GABA

A partir do glutamato, o corpo forma a glutamina, que por sua vez produz o glutamato, o principal neurotransmissor excitatório do sistema nervoso. A deficiência de glutamato está associada a fadiga ou problemas de desempenho. Portanto, a glutamina está envolvida na melhoria da atenção, no aprendizado e no aumento da função cognitiva.

Mas a glutamina também aumenta a produção de GABA e vice-versa. GABA é o neurotransmissor inibitório mais importante do cérebro. Os baixos níveis desse neurotransmissor estão associados a transtornos de ansiedade, problemas de sono, depressão e esquizofrenia.

Implicações da glutamina

Assim, a glutamina desempenha diferentes funções no cérebro humano e está envolvida em alterações de humor, ansiedade, irritabilidade ou insônia. Além disso, esta substância aumenta a memória de curto e longo prazo e aumenta a concentração; e a deficiência de glutamina está associada a:

• Problemas de concentração
    • Apetite sexual diminuído
    • fadiga mental
    • Aumento do desejo por açúcares e gorduras
    • Sentindo-se menos alerta

Glutamina e sua relação com o estresse

A demanda do corpo por glutamina aumenta durante os períodos de estresse físico e mental, enfraquecendo o corpo. E ao mesmo tempo, a glutamina é um importante fornecedor de energia para o sistema imunológico e as células intestinaisou, o que cria um ciclo vicioso. Nestes momentos de estresse físico e mental, é altamente recomendável tomar suplementos de glutamina, sempre após consulta com seu clínico geral.

Para aqueles que relutam em tomar suplementos, é possível obter glutamina dos alimentos. Mas embora possamos encontrar essa substância em alguns alimentos, a glutamina geralmente é destruída após o cozimento. Portanto, é aconselhável consumir esses produtos crus. Alimentos ricos em glutamina incluem espinafre, salsa, leite e nozes.

Benefícios da glutamina e músculos

A glutamina é o aminoácido mais comum nos músculos, portanto, no músculo esquelético, representa cerca de 60% dos aminoácidos que o constituem. É composto por 19% de nitrogênio, o que torna a glutamina o principal transportador desse produto químico para as células.

Durante o treinamento intenso, os níveis de glutamina caem drasticamente, causando uma diminuição na força, resistência e recuperação. Na verdade, pode levar até 6 dias para o corpo retornar aos níveis normais; é por isso que a glutamina, especialmente para atletas, desempenha um papel importante na síntese de proteínas. Vários estudos concluíram que os suplementos podem minimizar esse desgaste e melhorar o metabolismo das proteínas.

Principalmente, no nível muscular, a glutamina oferece os seguintes benefícios:

• Participa da síntese de proteínas e previne o catabolismo muscular
    • Promove a recuperação muscular
    • Estimula o hormônio do crescimento