Genética e comportamento: os genes decidem como agimos?

O corpo humano é o resultado de milhões de anos de evolução do material encontrado no núcleo das células: o DNA. Os genes são as unidades de informação que este material genético possuiE a tradução do código genético se expressa em características, sejam físicas (cor dos olhos, tipo de cabelo ou formato do nariz) e psicológicas (comportamento ou personalidade).

Mas tudo depende exclusivamente dos genes? Em outras palavras, isso quer dizer Somos quem somos e nos comportamos da maneira que fazemos porque nosso DNA diz que somos assim? A resposta é não. A atmosfera ao nosso redor tem algo a dizer sobre isso. A natureza humana é muito complicada, mas a cada dia chegamos mais perto de entendê-la.

Comportamento baseado na genética

Usar gêmeos para estudos é uma ótima ferramenta que os cientistas vêm usando há anos para entender como os genes e o ambiente influenciam cada pessoa de maneira diferente. A ideia é verificar em que medida a paternidade ou os genes são usados ​​para melhor predizer as regularidades que podem ser encontradas no desenvolvimento do corpo e no repertório de comportamentos habituais.

Pesquisas com gêmeos mostram grandes evidências de quando e como os genes e o ambiente moldam a natureza humana. Alguns deles revelam que a importância dos genes pode mudar drasticamente dependendo do estágio da vida em que nos encontramos. A influência genética tende a aumentar ao longo dos anos em muitas característicass, conforme observado com o peso corporal.

Em outra área, a pesquisa com gêmeos tem sido importante na área da genética molecular. O mais conhecido é com o peso corporal. Graças a esse tipo de estudo, foi possível identificar cerca de 100 variantes genéticas envolvidas na obesidade.

Mas o efeito dos genes não deve se limitar à forma como nossos corpos são formados; também explica como certas predisposições psicológicas aparecem. Por exemplo, acredita-se que fazemos escolhas em busca de um ambiente que favoreça nossa predisposição para expressar forças herdadas geneticamente. Um adolescente que é bom em genética provavelmente começará a ir a uma biblioteca em busca de outros livros, encontrará lá pessoas que pensam como você e pode começar a se identificar com elas.

Da mesma forma, o QI é em grande parte hereditário e é difícil mudá-lo significativamente e apoiado por exercícios e novos aprendizados.

O medo do determinismo genético

Os estudos com gêmeos são uma grande oportunidade para entender quando o ambiente ao nosso redor é mais forte e quando o comportamento é mais fácil de modelar.

Contudo, no campo da psicologia e das ciências cognitivas, eles se envolveram na controvérsia. Os críticos da pesquisa com gêmeos questionam se as características psicológicas, como a saúde mental, têm uma base genética forte. Parte disso se deve ao medo da ideia de que tudo o que pensamos, sentimos e fazemos nada mais seja do que a consequência de não fazermos seu trabalho e nos condenar a uma vida que não podemos mudar.

No entanto, esse medo é infundado.

Genes não são tudo

A influência da genética nas características humanas é frequentemente mal interpretada. É errado presumir que o comportamento que tem uma forte influência genética deve ser inato por obrigação. Os genes não são tudo; um gene deve ser expresso de acordo com o ambiente, ou seja, pode apresentar seus efeitos ou não ter nenhum diretamente, dependendo do ambiente em que vivemos.

Com um exemplo, ficará mais claro. Existem pessoas que são predispostas ao câncer de pulmão por causa de sua genética. A menos que fumem ou respirem constantemente a fumaça do tabaco, é muito provável que não desenvolvam a doença. E o mesmo é visto com o comportamento. O comportamento é obtido em resposta a um sinal ambiental.

Embora algumas formas de comportamento tenham uma base genética, isso não significa que essa predisposição fará com que nossos cérebros sejam projetados para manifestar esses comportamentos, independentemente de como interagimos com o meio ambiente. Embora nosso DNA não possa ser alterado por meio da experiência e do aprendizado, se nossos genes são expressos ou não depende muito das condições ambientais em que vivemos. Por exemplo, estudos ligados à esquizofrenia (doença mental com forte componente hereditário por meio de genes) mostram que a expressão da doença é mais importante quando vivenciada em um contexto estressante.

Existe algum perigo em conhecer a base genética?

Um dos temores gerados por este trabalho é que, ao reconhecer que o comportamento é genético, as pessoas não serão mais igualmente responsáveis ​​quando se trata de se envolver em comportamentos saudáveis ​​e na educação de seus filhos.

No entanto, conhecer a própria predisposição para sofrer de doenças mentais ou outras doenças não deve levar à perda de interesse em melhorar a saúde, por sua vez, você ganha compromisso e motivação para mudar seu comportamento e hábitos.