É verdade que temos um segundo cérebro em nosso estômago?

A sociedade está avançando tecnologicamente aos trancos e barrancos e, com isso, o conhecimento e a compreensão de nós mesmos e do mundo ao nosso redor.

A medicina moderna e o estudo genético são disciplinas que desafiam continuamente os preconceitos e, graças a novas pesquisas, órgãos em nossos próprios corpos que pensávamos já serem conhecidos estão sendo redescobertos com propriedades novas e fascinantes.

Esses caminhos nos levam a declarações tão hilárias que “temos um segundo cérebro em nosso estômago”. Um conceito para todos os extraterrestres, porque conhecemos apenas um centro nervoso em nosso corpo e ele está localizado na cavidade craniana.

Como tudo no mundo da ciência e da biologia, não podemos afirmar de forma conclusiva que essa suposição seja inteiramente verdadeira. Temos um segundo cérebro em nosso estômago? sim e não. Continue lendo para encontrar a resposta correta para esta pergunta.

Um segundo cérebro no estômago: entre o mito e a verdade

É claro que para a compreensão dos conceitos a serem percorridos nesta oportunidade é necessário primeiro cimentar o funcionamento e as estruturas gerais dos dois órgãos envolvidos.

1. Sobre o cérebro

O cérebro é o centro nervoso da atividade nervosa em todos os animais superiores, incluindo os humanos. É responsável pelo pensamento, memória, fala, linguagem, reflexos e controle motor do corpo.

Em um corte cerebral típico, dois tipos bem diferenciados de tecido podem ser vistos: substância branca e substância cinzenta.. O primeiro apresenta essa cor “desbotada” graças aos axônios dos neurônios, essas terminações “em forma de colar” responsáveis ​​pela transmissão dos impulsos nervosos.

Por outro lado, a matéria cinzenta corresponde à aglutinação dos corpos neuronais, isto é, dos somes.

Para não nos perdermos na fisiologia dos lobos que o compõem, limitar-nos-emos a dizer que o cérebro pesa cerca de um quilo e meio e sua crosta contém cerca de dois trilhões de neurônios. Essas figuras falam por si da grande importância desse órgão no arcabouço fisiológico do ser humano.

2. No estômago

O estômago, por sua vez, corresponde a a seção dilatada do trato digestivo entre o esôfago e o intestino. Junto com o duodeno, faz parte da parte infradiafragmática proximal desse sistema.

Poderíamos nos perder na fisiologia desse complexo estrutural, mas, novamente, com alguns dados, estamos mais do que claros sobre a importância do estômago para o funcionamento humano. Esta parte do trato digestivo tem cerca de 25 polegadas de altura e capacidade para mais de um litro de volume.

Possui mucosa complexa organizada em uma série de pregas gástricas, fortemente irrigadas e inervadas. Depois de tudo, a função desta seção é a decomposição dos alimentosEsse contato amplo com o resto do corpo torna-se essencial.

Como vimos nestas linhas, o cérebro e o estômago têm pouco a ver do ponto de vista puramente fisiológico. Sim, ambos são parte integrante do funcionamento humano, mas o que faz algumas pessoas alegarem ter um segundo cérebro no estômago?

Questão de neurônios

A resposta está na composição neuronal das duas estruturas. Já dissemos que no córtex cerebral existem cerca de dois trilhões de neurônios, um número com o qual obviamente não é possível competir. No entanto, mais ou menos 100 milhões de neurônios podem ser encontrados no ambiente do estômago, ou seja, mais do que aqueles presentes na coluna vertebral (ou os mesmos encontrados no cérebro de um gato).

É por causa desse agrupamento neuronal que alguns meios de comunicação afirmam que o estômago é o nosso segundo cérebro. Mas qual é a função desse agrupamento neuronal no estômago? Abaixo, nós o revelamos para você.

1. Regulação do balanço energético

Manter o peso e a composição corporal dependem de hipotalâmico (ou seja, secretado pelo hipotálamo) e fatores não hipotalâmicos, como aqueles produzidos no trato intestinal que pertence a nós aqui.

O estômago alerta o sistema nervoso central (SNC) sobre o estado nutricional do indivíduo e a homeostase energética por meio de sinais de distensão e processos metabólicos, ou seja, pré-receptores e quimiorreceptores. Vários complexos de proteínas, como insulina e leptina, são gerados de forma modulada no trato gastrointestinal, dependendo da condição individual, que eles reagem com neuropeptídeos centrais modulando o apetite.

Para resumir um pouco a aglutinação dos termos apresentados anteriormente, poderíamos dizer que o sistema nervoso central e o estômago estão envolvidos conjuntamente na modulação do apetite e do gasto energético a curto e médio prazo. Investigar essas correlações não é trivial, pois a obesidade é uma patologia de crescente preocupação em termos de saúde (está presente em 10% da população europeia) e compreender os mecanismos de seu surgimento é um dos primeiros passos para contê-la.

2. Modulação do estado emocional

Não se trata apenas de neurônios, porque, por exemplo, estudos preliminares parecem indicar que existe um correlação entre o estado emocional do indivíduo e sua microbiota intestinal.

Definimos a microbiota como o conjunto de microrganismos (bactérias) associados nas colônias que evoluíram com humanos em um estado de simbiose. Estas, no trato digestivo, são responsáveis ​​por promover a síntese de vitaminas, digerir compostos de origem vegetal e estimular a especialização do sistema imunológico, entre outros.

O que não estava tão claro até recentemente é que a composição da microbiota intestinal parece modular o desenvolvimento e a função do cérebro e até mesmo o humor do indivíduo. Por exemplo, uma pesquisa preliminar mostrou que há uma diferença clara na microbiota entre pacientes com depressão e aqueles que não a têm.

Da mesma forma, mais e mais estudos indicam possíveis correlações entre transtornos do espectro do autismo (TEA) e disbiose (desequilíbrio da microbiota) no trato digestivo. Claro, ainda há um longo caminho a percorrer para compreender totalmente essas interações.

Além disso, 90% da concentração de serotonina, molécula que modula diretamente as emoções humanas, encontra-se no trato gastrointestinal. Os neurônios do plexo mioentérico o sintetizam para controlar as secreções, a motilidade e as sensações intestinais.

3. Manifestação de estresse

Como vimos, o estômago é uma importante fábrica de neurotransmissores, motores de nosso humor. Essa parte do trato digestivo nos avisa, de diferentes maneiras, que uma situação de estresse contínuo ao longo do tempo não é de forma alguma sustentável..

Hormônios como o cortisol (produzido na glândula adrenal), entre outras coisas, promovem a secreção de ácido estomacal. A exposição prolongada a situações de estresse e ansiedade, portanto, leva à disbiose (desequilíbrio da microbiota intestinal) da qual ela sofre. Isso resulta em, entre outras coisas, disfunção intestinal e menos regeneração da mucosa digestiva.

Todos esses mecanismos de ação e muitos outros podem gerar torções, dores, gases, refluxo no paciente e até promover o aparecimento de úlceras. Então o estômago nos avisa que devemos reduzir as tensões da rotina, caso elas saiam do controle.

conclusões

Como ficou evidente desde o início, podemos dizer com segurança que não temos um segundo cérebro em nosso estômago. Esta denominação é fruto de um enorme exercício de abstração, pois aglutinação neuronal no sistema estomacal funciona de maneira muito diferente daquela encontrada na massa cerebral.

No entanto, como vimos, o estômago, de certa forma, modula o humor, as respostas ao estresse e, claro, o apetite e o equilíbrio energético de um indivíduo.

Finalmente, nós não não quero acabar com esta oportunidade sem apelar à busca de conhecimentos reais e ao vazamento de informações. Quando falamos sobre esses assuntos, não podemos fazer declarações contundentes e é necessário ter cuidado com aqueles que o fazem. Não, “Um desequilíbrio da microbiota não causa autismo”, em vez disso, “a microbiota entre as pessoas no espectro do autismo parece ser diferente do que em pessoas sem esse transtorno, então os dois podem ser correlacionados.”

As informações devem ser filtradas com cautela e reserva, pois no mundo das interações fisiológicas dentro do corpo humano ainda há muito a se conhecer e buscar.

• Dinan, TG e Cryan, JF (2017). Eixo cérebro-intestino-microbiota: humor, metabolismo e comportamento. Nature Reviews Gastroenterology & Hepatology, 14 (2), 69-70.
  • Kolb, B. e Whishaw, IQ (2006). Neuropsicologia humana. Pan American Medical Ed.
  • Martinez, JA e Solomon, A. (2006). Participação do sistema nervoso e do trato gastrointestinal na homeostase energética. Jornal de Medicina da Universidade de Navarra, 27-37.
  • Navarro, ANDREA (2009). Anatomia cirúrgica do estômago e duodeno. Cirurgia digestiva, 1-22.
  • Ostrosky, F. e Neuropsicologia, DL (2010). O desenvolvimento do cérebro. Neurosciences, National Autonomous University, 1-10.
  • Zacaries, M., Cadena, M. e Rivas, P. (2009). Modificações estruturais do estômago e do fígado de Paralabrax maculatofasciatus (Steindacher, 1868) em situações de estresse crônico. International Journal of Morphology, 27 (2), 425-433.