Descubra o mapa corporal das emoções

Uma equipe de cientistas finlandeses conseguiu gerar um mapa corporal mostrando emoções humanas.

Esses pesquisadores da Universidade Aalto descobriram que cada emoção gera respostas específicas em certas áreas do corpo, essas reações são independentes do substrato cultural do sujeito.

O mapa corporal das emoções humanas

Portanto, os pesquisadores finlandeses chegaram à conclusão de que este mapa emocional sugere que as respostas emocionais humanas têm uma base biológica e são universais.

O estudo explica que as reações emocionais do corpo humano são mecanismos biológicos que nos permitem responder a um contexto em mudança, permitindo-nos defender a nossa integridade ou gozar os bons momentos.

segundos Lauri Nummenmaa, Professor de neurociência e um dos eminentes membros da equipe que conduziu a pesquisa, as emoções modulam não só a saúde mental do sujeito, mas também o estado do próprio corpo.

“Assim, as emoções nos preparam para sermos capazes de responder quase que instintivamente aos perigos. Também nos permite responder em outros contextos, como no caso do gozo das interações sociais”, acrescenta.

Mapa de emoções: felicidade e amor

Para conduzir a pesquisa, foram realizados 5 experimentos nos quais 700 sujeitos tiveram que localizar em qual parte do corpo cada um sentia as emoções básicas: raiva, nojo, medo, tristeza ou felicidade, além de outros complexos. , como ansiedade, depressão, orgulho, inveja ou vergonha.

Os participantes do estudo coloriram áreas em um manequim que foram ativadas em maior ou menor grau de concordância enquanto ouviam certas palavras associadas a cada uma das emoções. O vermelho designou as áreas mais ativas, enquanto o azul fez o mesmo com as áreas menos influentes.

Pode-se ver na foto que as duas emoções que causam uma resposta corporal mais intensa são o amor e a alegria.

Da mesma forma, você pode ver como, de modo geral, todas as emoções básicas estão localizadas no topo do tronco, Onde os órgãos vitais estão localizados, e muito proeminentemente na cabeça.

“Um olhar sobre a topografia das emoções corporais vai permitir-nos desenhar uma ferramenta para o estudo das emoções. É possível que esta ferramenta possa, no futuro, fornecer uma lista de sinais biológicos de determinados distúrbios emocionais”, explicam os investigadores. .

Além da prova que buscou evocar emoções a partir das palavras, foram realizados quatro experimentos com imagens, fotografias, histórias e curtas-metragens que buscaram transmitir as mesmas emoções aos participantes.

Emoções universais? O estudo aponta para o “sim”

Para garantir que o mapa corporal das emoções fosse independente do substrato cultural ou grupo linguístico ao qual os sujeitos pertenciam, o estudo foi repetido com três grupos étnicos e culturais diferentes: finlandeses, suecos e taiwaneses.

Os pesquisadores concordaram que os resultados mostraram coincidências para além da formação cultural dos participantes: portanto, parece que a reação corporal às emoções é universal.

• Estudo original: Lauri Nummenmaaa, Enrico Glereana, Riitta Harib e Jari K. Hietanend (2013)