15 doenças que são evitadas com exercícios

O exercício é um dos hábitos mais saudáveis ​​que um ser humano pode adotar, E há muitos estudos que confirmam isso. E a prática de esportes traz muitos benefícios para a saúde em geral: melhora o humor, diminui o estresse, melhora a qualidade do sono …

Se você é uma daquelas pessoas que gosta de se exercitar regularmente e se acostuma a se exercitar diariamente, saiba que também está fazendo um grande favor ao seu corpo, pois essa prática ajuda a prevenir doenças. Por outro lado, se você realmente não gosta de usar roupas de treino, sua saúde pode ser afetada negativamente por seu estilo de vida sedentário.

Doenças que podem ser evitadas com exercícios

Mas, Que tipo de doenças podemos prevenir fazendo exercícios regularmente?

Abaixo está uma lista de 16 doenças das quais você pode se livrar se tiver um estilo de vida ativo.

1. Pressão alta

Muitas pesquisas foram feitas para tentar descobrir quais são os benefícios do treinamento aeróbio. corre, natação ou ciclismo têm se mostrado muito eficazes no controle da pressão arterial. Além disso, se combinarmos esse tipo de exercício com uma dieta saudável, nosso corpo vai gostar.

2. Doença cardíaca

Outro benefício comumente associado ao treinamento aeróbio é que este sistema de treinamento previne doenças cardíacas (Como enfarte do miocárdio, arritmias, etc.) e problemas cardíacos, além da hipertensão acima referida. O treinamento aeróbio moderado é suficiente para melhorar nossa saúde.

3. Sobrepeso e obesidade

O sobrepeso e a obesidade tornaram-se um sério problema de saúde pública nos últimos anos. Estilo de vida sedentário e dieta pobre da maioria da população das sociedades industrializadas são alguns dos fatores responsáveis.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 1,9 bilhão de adultos com sobrepeso no mundo, dos quais mais de 600 milhões são obesos. O treinamento planejado pode ser essencial para reduzir esta doença. Claro, sempre acompanhado de uma dieta saudável.

4. diabetes tipo II

O diabetes é uma doença com alta prevalência no mundo e é caracterizada por uma série de alterações metabólicas que aumentam os níveis de açúcar no sangue (hiperglicemia). Uma pesquisa recente mostra que o exercício reduz o risco de sofrer com isso em 42%. Entre outros benefícios, o treinamento físico melhora a capacidade do corpo de usar a insulina.

5. Osteoporose

A osteoporose é uma doença óssea que causa uma diminuição na densidade da massa óssea. E o exercício é essencial para ter um esqueleto forte. O treinamento de força melhora a densidade óssea e previne a deterioração óssea. Não só isso, mas reduz as fraturas em 17%.

6. Estresse

O estresse, junto com a obesidade, também é uma das epidemias do século passado, Que muitas vezes encontra suas origens no modo de vida das sociedades ocidentais. Segundo a ciência, o exercício pode ser eficaz não só na prevenção, mas também na redução, pois diminui os níveis de um dos hormônios ligados a essa condição: o cortisol.

• Você pode saber mais sobre esse hormônio em nosso artigo: “Cortisol: o hormônio que gera estresse”

7. Colesterol alto

O colesterol alto está associado a várias doenças. Estudos mostram que exercícios cardiovasculares e musculação são benéficos em sua redução. Alimentação saudável e exercícios físicos Reduzir o colesterol ruim e aumentar os níveis de colesterol bom ou HDL.

8. Doenças oculares

As doenças oculares também podem ser prevenidas com treinamento físico. Correr com frequência pode reduzir o risco de degeneração macular em 19%, de acordo com um estudo Investigative Ophthalmology & Visual Science.

9. Artrite

O treinamento de resistência moderado que se concentra em uma amplitude completa de movimento é eficaz na prevenção e redução da artrite porque ajuda a fortalecer os músculos ao redor das articulações.

10. Alzheimer

Um dos benefícios psicológicos do exercício físico é que melhora a memória e ajuda a prevenir a doença de Alzheimer. O exercício entre as idades de 25 e 45 aumenta os produtos químicos no cérebro que previnem a degeneração dos neurônios do hipocampo.

11. Depressão

A depressão é uma doença mental que pode se tornar séria e requer tratamento psicológico. Mas existem diferentes tipos de depressão, alguns dos quais são menos graves. O exercício pode ser eficaz na redução da depressão menos pronunciada porque ajuda a liberar substâncias químicas do humor (por exemplo, serotonina ou endorfinas) no cérebro. Além disso, melhora a autoestima.

12. Fibromialgia

O exercício ajuda a prevenir o agravamento da fibromialgia e funciona muito bem para o controle da dor. Especialmente o treinamento de resistência moderada, como tai chi ou pilates.

13. Câncer

O câncer é uma doença grave que pode ser prevenida com uma série de hábitos saudáveis, incluindo exercícios. De acordo com pesquisas da Medicine & Science in Sports & Exercise, mulheres que se exercitam moderadamente por duas horas e meia por semana têm menos probabilidade de desenvolver câncer de mama.

14. Ansiedade

A ansiedade é outro distúrbio psicológico que pode ser prevenido com treinamento físico. Ele também reduz os sintomas em casos mais leves, pois os neurotransmissores liberados durante e após o exercício podem ajudar as pessoas com ansiedade a se acalmarem.

15. Resfriados e gripes

Os exercícios também se mostraram muito eficazes no fortalecimento do sistema imunológico, O que ajuda a sofrer menos resfriados e menos processos semelhantes aos da gripe.