A história do médico que tentou tratar sua depressão fumando DMT todos os dias

Transtornos de humor e ansiedade esses são dois dos problemas mentais mais comuns na população ocidental hoje. Felizmente, há uma grande variedade de métodos que podem ajudar aqueles que sofrem com isso a reduzir ou até mesmo fazer os sintomas desaparecerem. No entanto, em muitos aspectos, essas soluções não são inteiramente satisfatórias.

Muitas vezes o uso de psicotrópicos é necessárioIsso ajuda a controlar a sintomatologia enquanto a terapia psicológica está sendo realizada. Porém, em alguns casos, os medicamentos prescritos para combater esses sintomas não são eficazes o suficiente ou demoram muito para fazer efeito, de modo que ainda hoje os efeitos de novas substâncias ou possíveis aplicações ainda estão presentes. de itens até então não usados ​​de forma terapêutica.

Foi o que aconteceu com um psiquiatra aposentado com transtorno bipolar com alta proporção de episódios depressivos, que enfrentou a infecciosidade dos métodos convencionais. decida tentar tratar sua depressão fumando DMT todos os dias.

O que é DMT?

Dimetiltriptamina ou DMT é uma substância do tipo psicodisleptico que gera alterações na percepção na forma de alucinações. Essas alucinações são geralmente de natureza breve e muitas vezes têm conteúdo místico e existencial. É considerado um dos alucinógenos mais fortes e geralmente é tomado por via oral ou fumado, com efeitos quase imediatos.

Essa substância faz parte da conhecida ayahuasca, uma poção que em algumas tribos nativas americanas é usada ritualmente para experimentar diferentes visões “místicas”. É uma droga ilegal e tem potencial para causar episódios psicóticos, Confusão e ansiedade. Atualmente, o consumo de DMT está associado ao de antidepressivos do tipo IMAO, que permitem potencializar e prolongar seus efeitos (já que é metabolizado naturalmente de forma rápida).

DMT pode ser encontrado em várias plantasEmbora em pequenas quantidades, também aparece em certas áreas do nosso cérebro. Às vezes referido como uma molécula mística ou divina, tem sido popularmente ligado à experiência de fenômenos extracorpóreos e sensações em experiências de quase morte. Às vezes, especula-se que isso também ocorre durante o sono.

Possíveis efeitos antidepressivos deste medicamento

Embora não se considere que produza sentimentos de euforia como outros psicodissépticos, tem-se especulado a possibilidade de usar esta substância ou seus derivados na tratamento para depressão ou outra dependência de drogas, E é por esta razão que vários levantamentos sobre este assunto têm sido realizados.

Os resultados de alguns deles refletem que o DMT tem efeito estimulador da serotonina, mimetizando o comportamento desse hormônio em diferentes receptores cerebrais. Um deles é o 5-HT2C, a ativação pode levar a uma melhora do humor. Da mesma forma, a ativação de outros receptores de serotonina poderia explicar a presença de alucinações.

Em estudos controlados, verificou-se que A administração de DMT pode resultar em relaxamento e diminuição dos sintomas depressivos em doses baixas, embora este efeito deva ser reproduzido e possíveis complicações devam ser analisadas (os ensaios tiveram muito poucos participantes).

O caso do ex-psiquiatra que foi medicado com DMT

Sofrendo de transtorno bipolar em que predomina a existência de episódios depressivos e antes dos quais os medicamentos convencionais não surtem efeito, e com base nos resultados de estudos anteriores com ayahuasca e DMT, um ex-psiquiatra aposentado de 40 anos decidiu tentar Trate seus sintomas depressivos com ingestão diária desta substância.

Início do tratamento

O sujeito em questão adquiriu a substância ilegalmente, por meio da rede profunda, e iniciou o tratamento no qual DMT era administrado diariamente.

As doses eram extremamente altas, cerca de um grama por dia. No entanto, devido a uma ligeira melhora de humor, o sujeito decidiu adicionar ao seu tratamento a administração de fenelzina, um inibidor da enzima monoamina oxidase ou IMAO, usado no tratamento da depressão atípica. pode facilmente causar insuficiência hepática e um aumento repentino e perigoso da pressão arterial.

Esta segunda substância potencializa muito os efeitos do DMT. Durante este período, a família relatará posteriormente que o experimentador passou a apresentar comportamentos hipomaníacos e erráticos, além de apresentar um aumento significativo em seu nível de religiosidade. Ele também diminuiu o sono, que o ex-psiquiatra tratou com clonazepam.

Síndrome de abstinência

Porém, seis meses após o início da automedicação, o indivíduo teve que pegar um avião incapacitado e foi forçado a interromper o uso por alguns dias. Esta interrupção repentina no fornecimento da substância induzir síndrome de abstinência severa nele o que o levaria a ser levado ao hospital.

o objeto ele teve um episódio psicótico severo e também exibindo sintomas maníacos, comportamento agressivo (para ser reduzido e contido) e dificuldade de comunicação. Ele então desmaiou, está tendo convulsões e até precisa ser entubado por um dia, agora que está se estabilizando. Uma vez estabilizado consegue mostrar um comportamento logorréico, apresentando / exibindo poderosas alucinações de tipo religioso no curso, ele até pediu um exorcismo.

Após a administração do tratamento, que durou uma semana, os sintomas pareceram diminuir. Por fim, foi proposto um acompanhamento ambulatorial do quadro do paciente, o quadro atual não suava.

Implicações do caso

O caso desse ex-psiquiatra tem repercussões importantes que devem ser consideradas. DMT é uma substância que deve ser estudada cuidadosamente e que atualmente não tem uso terapêutico aprovado, É necessária uma exploração mais aprofundada de seus efeitos e riscos.

Foi demonstrado que também gera episódios maníacos e psicóticos devido aos seus efeitos alucinatórios nos casos em que psicopatologias anteriores são experimentadas ou outras substâncias são consumidas. Além disso, no caso que deu origem a este artigo, a dose utilizada (1 grama por dia) foi excessivamente elevada, o que aumenta os riscos.

Além disso, pesquisas anteriores trabalharam em condições controladas nas quais os voluntários manifestaram depressão severa e crônica, mas não transtorno bipolar. Houve pelo menos episódios de hipomania no transtorno bipolar, E no caso de um ex-psiquiatra, a história médica reflete a existência de um episódio maníaco anterior. Com isso, queremos dizer que o uso de DMT pode levar a um aumento dos sintomas maníacos (como de fato ocorreria neste caso).

Da mesma forma, como acontece com outras substâncias, deve-se ter em mente que a aquisição de dependência e tolerância a uma substância significa que no caso de retirada abrupta, podem ocorrer síndromes de abstinência de gravidade variável o que pode até levar à morte do sujeito. Cada vez que uma substância é retirada, ela deve ser gradual e controlada.

Por fim, outro problema que podemos observar neste caso é a automedicação praticada por este ex-profissional da psiquiatria. Embora no caso desta disciplina seja uma pessoa que teve formação relacionada ao mundo dos psicotrópicos, a autoprescrição e a autoadministração de medicamentos podem ter graves consequências para quem a pratica, principalmente se for feita sem conhecimento. a pergunta ou possíveis efeitos efeitos indesejáveis, interações ou doses indicadas.

• Brown, T.; Shao, W.; Ayub, S.; Chong, D. e Cornelius, C. (2017). A Physician’s Attempt to Self-Medicate Bipolar Depression with N, NDimethyltryptamine (DMT), Journal of Psychoactive Drugs. Taylor & Francis Group. Estados Unidos.
          • Strassman, RJ (2001). DMT: A molécula da mente. Pesquisa inovadora para um doutor em biologia da quase morte e experiências místicas. Rue du Parc.
          • Wallach, JW (2008). Alucinógenos endógenos como ligantes de receptores-traço de amina: um possível papel na percepção sensorial. Hipótese med. Janeiro de 2009; 72 (1): 91-4