Você pode morrer de depressão?

Nos romances literários, é comum encontrar histórias de pessoas tão tristes por terem perdido o amor de suas vidas que morrem de luto. Sua tristeza é tão grande que seu corpo não aguenta mais e ela acaba morrendo sem nenhum motivo médico aparente para explicá-la.

Contos são contos, mas até que ponto eles estão certos? Afinal, em nossa linguagem cotidiana existem inúmeras expressões que se relacionam com essa crença. A dor parece ser, além de dolorosa, prejudicial.

Você pode morrer de depressão? Podemos estar tão tristes que nosso coração não pode bater? Estas são as perguntas que tentaremos responder a seguir.

Você pode morrer de depressão?

São muitas as histórias que nos contam que algumas pessoas que, depois de vivenciar a perda de um ente querido, caíram em profunda depressão que lhes custou a vida. Não que morreram porque acabaram com a própria vida, mas a dor foi tão grande que seus corpos não aguentaram mais e foram para o outro lado, morrendo de tristeza. Quão justas são essas histórias? você pode morrer de depressão?

Luto e tristeza não são causas diretas de morte clínicaNo entanto, essas emoções, junto com outras associadas à depressão, têm sido associadas à possibilidade de que uma pessoa organicamente saudável acabe desenvolvendo problemas de saúde física, como doenças cardiovasculares, ou pare de cuidar deles por conta própria e os ignore. . Em outras palavras, a depressão pode nos afetar tanto que realmente nos faz morrer, mas não diretamente, é claro.

A depressão é um transtorno mental muito debilitante, tanto que aqueles que a sofrem gradualmente a abandonam.. Pessoas com depressão têm dificuldade em manter bons hábitos de saúde, como uma dieta variada e saudável, atividades físicas frequentes ou consultas médicas. Sua desordem pode evocar um sentido de vida niilista que, sem levá-los ao suicídio, inunda suas mentes com pensamentos do tipo “por que”, acreditando que lutar para salvar a vida não vale a pena ou ser menos advertido.

Ao mesmo tempo, pessoas com doenças físicas crônicas ou graves têm maior probabilidade de sofrer de depressão, o que pode fazer com que não se submetam ao tratamento ou desistam de um estilo de vida saudável. Ironicamente, esse abandono de pacientes com doenças graves leva ao agravamento do seu quadro e, consequentemente, ao aumento da mortalidade.

Maior risco em homens

Em um estudo de 2020 publicado no Journal of Affective Disorders, observou-se que Barões com idade entre 18 e 64 anos seis vezes mais probabilidade de morrer de depressão. Em outras palavras, o grupo mais vulnerável à mortalidade associada à depressão são os homens jovens e de meia-idade, o que é surpreendente, visto que as mulheres têm maior probabilidade de sofrer desse transtorno mental.

Dizer que os homens têm maior probabilidade de morrer de depressão não é totalmente correto. A longa explicação seria que homens com depressão correm maior risco de morrer porque esse transtorno mental, juntamente com a concepção de como um homem deveria ser em nossa sociedade, faz com que eles não recebam o tratamento ou cuidados adequados. saúde, que pode resultar no momento em que sofrem de uma doença médica que acaba com sua vida.

Os homens recebem um tratamento mais precário porque têm menos probabilidade de procurar ajuda profissional quando sofrem de depressão. Embora tenha havido avanços nas últimas décadas quanto à necessidade de cuidados com a saúde mental, muitos homens ainda internalizam que expressar emoções é um sinal de fraqueza ou que ir ao psicólogo ou psiquiatra é “loucura”. Também existem ideias tóxicas sobre a masculinidade, como o fato de que os homens não podem ser emocionais ou precisam de ajuda a esse respeito.

Deve-se observar também que a depressão em homens costuma ser acompanhada de sintomas que não parecem típicos de tristeza, como irritabilidade ou agressividade, que às vezes fazem com que os sintomas depressivos passem despercebidos ou sejam mais difíceis de detectar. Os homens deprimidos podem ter mais comportamentos violentos e vícios do que as mulheres, o que também os coloca em maior risco de morte.

Relação entre depressão e doenças cardíacas

A relação entre depressão e doenças cardíacas foi analisada nos últimos anos. A razão pela qual foi decidido abordar esta relação particular é que doença cardíaca é uma das principais causas de morte, e o fato de a depressão prejudicar a saúde cardiovascular é uma evidência de que, embora indiretamente, esse estado psicológico pode levar à morte de uma pessoa.

Estudos atuais demonstram que a depressão moderada ou grave é um fator de risco para problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca.

À medida que os sintomas de depressão pioram, o risco de doenças cardíacas e morte aumenta.. Portanto, o que pode morrer de depressão, no sentido de que é a tristeza característica desse estado que nos faz morrer, é em parte verdade. Se a pessoa com depressão não procurar um profissional, prestar atenção à sua condição corporal ou monitorar seus sintomas, sua expectativa de vida diminuirá gradativamente.

Na última década, vários estudos estabeleceram uma ligação direta entre os desequilíbrios hormonais causados ​​pela depressão e os vários efeitos que ela tem no coração. A depressão parece aumentar a liberação de hormônios associados ao estresse, que induzem inflamação ou aterosclerose (endurecimento das artérias).

Outra prova de como a depressão, ou pelo menos a tristeza, pode levar à morte em alguns casos é que existem pesquisas que relacionam a experiência de um duelo recente com a morte da pessoa que o viveu. Após a morte o casal fica mais vulnerável, suscetível a doenças cardíacas ou derrame. Esse risco é muito maior entre 14 e 18 dias após a morte do ente querido.

Sobre a síndrome do coração partido

A síndrome do coração partido, também conhecida como cardiomiopatia de Takotsubo ou cardiomiopatia induzida por estresse, é uma condição muscular do coração que aparece depois de passar por grande sofrimento emocional.

Essa síndrome pode ocorrer em pessoas saudáveis ​​sem histórico de doenças cardíacas. Embora seja uma doença temporária dos músculos do coração, pode ser grave o suficiente para causar problemas graves, incluindo a morte.

Embora ainda seja uma condição médica relativamente pouco estudada hoje, dados relevantes foram encontrados sobre ela. Nós vimos isso cerca de 90% das pessoas afetadas pela síndrome do coração partido são mulheres idosas (+66 anos). A velhice é a vida em que se perde mais probabilidade de perder o cônjuge, e se acrescentarmos que as mulheres têm uma expectativa de vida maior, é comum que fiquem viúvas, tendo que passar pelo luto. ‘Por terem perdido o marido. .

Isso não deve nos fazer acreditar que os homens e os jovens não podem sofrer com esse problema. Todos são suscetíveis à doença de Takotsubo; contanto que você tenha uma experiência muito estressante e deprimente, você pode estar propenso a desenvolver essa condição.

Os sintomas associados à síndrome do coração partido são semelhantes aos do infarto do miocárdio e são os seguintes:

• Dor no peito
          • Dificuldade em respirar
          • Hipotensão
          • Arritmia

• Mortes ou colapsos

Deve-se notar que esses sintomas geralmente não são fatais, embora se forem graves, podem pôr fim à vida do paciente. Na verdade, apenas 10% dos pacientes com Takotsubo têm risco real de morrer, especialmente se apresentarem sintomas como hipotensão grave, diminuição da consciência e edema pulmonar. De qualquer forma, ser provocado por uma situação emocionalmente tensa, na qual pode haver sintomas depressivos, é outro elo entre a depressão e a morte.

A causa desta condição é desconhecida. A principal teoria que temos hoje é que uma grande quantidade de hormônios relacionados ao estresse é liberada na corrente sanguínea após passar por uma situação emocionalmente perturbadora, que pode afetar a integridade do tecido cardíaco e causar sintomas. Os hormônios do estresse causam o acúmulo de artérias no coração, o que aumenta o risco de isquemia do músculo cardíaco e causa sintomas de cardiomiopatia.

Referências bibliográficas

• Maria Cabello, Guilherme Borges, Elvira Lara, Beatriz Olaya, Natalia Martín-Maria, Dario Moreno-Agostino, Marta Miret, Francisco Félix Caballero, Josep Maria Haro, José Luis Ayuso Mateos. A relação entre mortalidade por todas as causas e depressão em diferentes grupos de idade e sexo da população espanhola. Journal of Affective Disorders. 2020. https://doi.org/10.1016/j.jad.2020.01.162
          • De la Torre-Luque, A., Ojagbemi, A., Caballero, FF, Lara, E., Moreno Agostino, D., Bello, T.,… Ayuso – Mateos, JL (2020). Comparação transcultural de redes de sintomas no transtorno depressivo maior da terceira idade: africanos iorubás e a população espanhola. International Journal of Geriatric Psychiatry. DOI: 10.1002 / gps.5329.
          • Gómez Sancho, M. (2004). A perda de um ente querido. Luto e luto. Madrid: edições Aran
          • McCullough, JP Jr (2003). Tratamento da Depressão Crônica: Sistema de Análise do Comportamento e Psicoterapia (CBASP). Nova York: Guilford Press.