Síndrome de acumulação compulsiva: sintomas, causas e tratamento

Síndrome de acumulação compulsiva, também chamada de transtorno de acumulação (No Manual de Diagnóstico de Transtornos Mentais, DSM-5) este é um novo transtorno na última edição do manual, mas não um novo transtorno na prática clínica.

Está ligada à “síndrome de Diógenes”, conhecida classicamente, embora tenha importantes diferenças. Ao longo deste artigo, usaremos o nome síndrome de acumulação compulsiva para nos referir ao transtorno de acumulação do DSM-5 (eles serão usados ​​alternadamente).

O que é a síndrome de acumulação compulsiva?

Síndrome de acumulação compulsiva é um distúrbio psicológico relacionado ao acúmulo de objetos e posses de todos os tipos, de móveis, escritos e instrumentos a plantas e outras coisas vivas. Por ser um transtorno, gera um desconforto significativo para quem o manifesta, ou para as pessoas ao seu redor.

Diferenças com a síndrome de Diógenes

A síndrome de acumulação compulsiva ou transtorno de acumulação é classificado como transtorno obsessivo-compulsivo e difere da “síndrome de Diógenes” clássica porque A síndrome de Diógenes geralmente ocorre em pacientes com um certo tipo de demência ou lesão frontal, bem como em pacientes com esquizofrenia e / ou com outros danos cerebrais significativos.

Em contraste, na síndrome de acumulação compulsiva, não há outro transtorno mental que explique melhor os sintomas, nem é atribuível a outra condição médica, como lesão cerebral, doença cerebrovascular ou síndrome de Prader.

Além disso, a síndrome de Diógenes não existe como diagnóstico oficial em nenhum manual de referência (nem na CID-10 nem no DSM); é antes uma nomenclatura “popular” ou social.

Sintomas da síndrome de acumulação compulsiva

Os sintomas da síndrome de acumulação compulsiva incluem os seguintes fenômenos.

1. Dificuldade em rejeitar mercadorias

O paciente apresenta grande dificuldade em se desfazer de seus pertences, E ele não percebe o valor real que eles têm (se eles o têm ou não).

2. Desconforto de rejeitar

A dificuldade em rejeitar coisas ou objetos, deve-se a uma necessidade que a pessoa percebe de guardar os objetos; isto é, “você deve salvá-los”. esta necessidade isso envolve um desconforto significativo relacionado ao descarte de objetos.

3. Acumulação de ativos

Os sintomas acima causam um grande acúmulo de vários objetos e possesQuer se trate de móveis, jornais velhos, brinquedos quebrados, livros, caixas, revistas, bolsas, etc. Esta acumulação desorganiza e desordena os espaços da casa destinados à habitação (por exemplo as instalações sanitárias, a cozinha, a sala …), e compromete consideravelmente a sua utilização.

Além disso, se os espaços estão arrumados, é graças à intervenção de terceiros (familiares, autoridades, pessoal de limpeza …), nunca graças ao próprio paciente que sofre da síndrome de acumulação compulsiva.

4. Desconforto significativo

O acúmulo de objetos causa sofrimento psíquico significativo para o paciente e / ou deterioração de seu funcionamento diário em todas (ou quase todas) as áreas de sua vida (pessoal, social, profissional …).

Indignado, o ambiente do paciente pode ser perigoso e / ou para os demais, sendo as áreas da casa acumuladas com objetos, suscetíveis ao fogo, por exemplo.

Características

Na síndrome de acumulação compulsiva, deve ser esclarecido em seu diagnóstico se a aquisição excessiva também está incluída. Isso significa, se além disso a pessoa compra, adquire (ou encomenda) objetos inúteis ou para o qual não há espaço suficiente na acomodação.

As outras especificações incluídas no DSM-5 para a síndrome de acumulação compulsiva são:

• Com consciência de uma doença boa ou grave.
      • Com má consciência da doença.
      • Com ausência de doença / consciência delirante.

Características

Estima-se que entre 2 e 6% da população americana sofra com isso. Quanto à prevalência, na população geral (sem transtorno mental) é mais frequente em homens do que em mulheres. No entanto, na população clínica (com outro transtorno mental), há mais mulheres do que homens com síndrome de acumulação compulsiva.

Ocorre com mais frequência em pessoas mais velhas (Principalmente entre 55 e 94 anos), em comparação com os jovens (entre 34 e 44 anos). Além disso, aos 11 e 15 anos geralmente aparecem os primeiros sintomas.

Comorbidade com outros transtornos

É considerada uma doença crônica, embora possa ser tratada ou melhorada. Quanto à comorbidade com outros transtornos, transtornos depressivos maiores, fobias sociais, TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) e TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) estão frequentemente associados.

Especificamente, 75% dos pacientes com síndrome de acumulação compulsiva também têm transtorno mental ou de ansiedade. Por outro lado, 20% dos casos com a síndrome também apresentam sintomas que atendem aos critérios para TOC. No entanto, devemos lembrar que nenhum dos distúrbios associados explica completamente os sintomas da síndrome do acúmulo compulsivo.

as causas

Quanto à sua etiologia, embora as causas não sejam totalmente claras, existem certos fatores de risco para o desenvolvimento da síndrome de acumulação compulsiva, Ligado ao temperamento da pessoa, seu ambiente (ambiente) e sua genética.

1. Temperamento

Um temperamento indeciso ou perfeccionista é típico desses pacientes.

2. História da família

Ter um pai com síndrome de acumulação compulsiva também aumenta a probabilidade de você mesmo sofrer.

3. Eventos estressantes

A passagem por um período particularmente estressante, assim como a ocorrência de certos eventos estressantes da vida, está ligada ao aparecimento do distúrbio de acumulação. Esses eventos incluem a morte de um ente querido, perda de propriedade em um incêndio, despejo ou divórcio, por exemplo.

4. Idade

Os fatores de risco também estão ligados a uma idade específica de início, como já vimos; 11 e 15 anos. Com o tempo, os sintomas pioram. Os idosos também têm maior probabilidade de desenvolvê-lo.

tratamento

Tratamento psicológico pode incluir terapia cognitivo-comportamental, bem como técnicas de exposição com prevenção de resposta (Por exemplo, expor o paciente a se desfazer de objetos sem recuperá-los) e forte suporte emocional, principalmente para aliviar os sintomas que costumam vir acompanhados, como ansiedade ou depressão.

No nível psicofarmacológico, antidepressivos ou ansiolíticos podem ser administrados para tratar os sintomas comórbidos da síndrome de acumulação compulsiva.

• American Psychiatric Association -APA- (2014). DSM-5. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Madrid: Panamericana.
        • Belloch, A.; Sandín, de Ramos, F. (2010). Manual de psicopatologia. Volumes I e II. Madrid: McGraw-Hill.
        • Becerra, JA, Robles, MJ (2010). Características do distúrbio de acumulação. Uma nova síndrome clínica? Biological Psychiatry, 17 (3): 111-113.