Por que começar a terapia no início deste ano de 2021

2020 foi um ano diferente, estranho e inesperado. Um ano de muito aprendizado a nível pessoal, familiar e profissional. Um ano em que você foi forçado a viver sem distrações 24 horas por dia, 7 dias por semana, com você e seus entes queridos.

Diante disso, vale a pena plante se, entre as formas de enfrentar o novo ano de 2021, seria bom ter apoio psicológico.

Por que iniciar um processo de psicoterapia no início de 2021?

Sua economia foi mais ou menos afetada. Você tomou decisões em um contexto de desinformação e incerteza. Talvez você ou um membro da família tenha tido COVID-19, talvez você conheça alguém que estava sério ou que morreu dessa doença. Você deu o seu melhor e sobreviveu a 2020 com um prognóstico incerto.

Por volta do final das férias do ano de 2020, você tem pensado e sido sincero consigo mesmo. Talvez 2020 tenha sido um ano difícil, em que você não prestou atenção à sua saúde emocional.. Você tinha outras prioridades. Você deixou para depois. É compreensível, não é sua culpa.

Agora você pode dizer que alcançou alguma estabilidade nesta nova realidade. Em princípio, a maneira de trabalhar online, estudar, fazer compras e até mesmo fazer conexões não é mais uma novidade para você. E você está contando em conviver com a ambiciosa situação em 2021. Ou seja, você tem alguma experiência e aprendeu a se administrar em um ambiente muito variável e incerto.

Se você se identifica com um ou mais dos seguintes cenários, é hora de priorizar e se comprometer a atingir essa meta de final de ano sem demora. Comece um processo de terapia psicológica! Aqui estão algumas das razões a serem consideradas.

1. Seus desejos e metas para o ano novo são sempre emocionantes

Neste brinde de Ano Novo, você fecha um acordo consigo mesmo, com base na ideia de se sentir melhor ou de atingir determinados objetivos. Essa motivação vai se diluindo ao longo do ano. Com o passar dos dias, você adiará novamente. A hora chegou. Seus sonhos e objetivos podem se tornar realidade, depende do que você fizer a partir de agora.

2. Você está cansado

Este ano você tentou sobreviver por conta própria. Você tentou soluções diferentes sem conseguir a mudança em sua vida de que tanto precisava. Esse cansaço é uma motivação poderosa para buscar ajuda profissional agora.. Em 2020, ele deu esse aprendizado: é sempre melhor fazer, deixar-se levar. Eventualmente, você decide parar de esperar que as coisas melhorem por conta própria e procurar ajuda psicológica para que eles estejam ansiosos para mudar ou melhorar.

A psicoterapia pode ajudá-lo a resolver problemas cotidianos (conexões, trabalho, estudos, projetos de vida, etc.).

3. A mudança para 2020 deixou você com uma valiosa curva de aprendizado para o autoconhecimento

É um excelente ponto de partida para avançar no seu desenvolvimento pessoal., Da mão da terapia psicológica. Agora você tem uma ideia clara de quanto custa e o que é fácil para você. Os pontos fortes da sua personalidade e aqueles que você gostaria de trabalhar para melhorar. O que você gosta e o que definitivamente não é para você. A terapia pode ajudá-lo a analisar as diferentes opções, avançar já na tomada de decisões importantes e agir.

4. Ansiedade, fobias e depressão estavam na ordem do dia em 2020

Se você teve problemas psicológicos por anos, provavelmente em 2020, esses sintomas com os quais conviveu por anos aumentaram em frequência e intensidade e são difíceis de controlar por conta própria. Você sabe que precisa se envolver em um processo terapêutico. Agora é a melhor hora para pedir ajuda, antes que esse quadro continue a piorar.

5. O desgaste psicológico de cuidar e apoiar os outros é uma realidade

Com base no estresse causado pela contingência do VOCID-19 no nível social, um ou mais sintomas inespecíficos ou isolados como insônia, distúrbios alimentares, ansiedade, irritabilidade, medo de estar com muitas pessoas ou dentro de si, ou culpa, entre outras.

Esses sintomas ocorrem em profissionais de saúde e outros profissionais essenciais. E dentro de cada casa são apresentados em pessoas que desempenham funções fixas e centrais de cuidado, administração ou provedor da própria família, Sendo as situações desencadeadoras de uma ou mais das seguintes situações:

• Doença com sintomas moderados ou graves em você ou em outras pessoas nas proximidades.
      • Perda de entes queridos (incapacidade de ver ou mandá-los embora).
      • Distanciamento físico preventivo com entes queridos.
      • Isolamento prolongado de locais frequentes, para evitar infecção.
      • Perda (ou medo de perder) um emprego ou empresa familiar.
      • Suspensão de projeto pessoal de atendimento exclusivo a familiar doente.
      • Voltar para a casa dos pais ou adiamento da independência econômica.

Esse sofrimento foi socialmente normalizado e é minimizado pela própria pessoa. Dos cinco cenários, o mais perigoso é ser silenciado.

Se você se identifica com um ou mais dos gatilhos e sintomas, por favor, não atrase a consulta. Deixe o psicólogo profissional avaliar a gravidade dos seus sintomas e sugerir os próximos passos.