O psicólogo e sua intervenção na fase terminal: o que ele faz?

Todos nós sabemos que mais cedo ou mais tarde morreremos. Um acidente, uma doença ou uma simples velhice acabará por causar nossa morte. Mas não é a mesma coisa saber que um dia morreremos porque somos diagnosticados com uma doença e diga-nos que temos no máximo entre dois meses e um ano de vida restante.

Infelizmente, isso é o que acontece com muitas pessoas ao redor do mundo. E na maior parte, é algo difícil e doloroso de enfrentar. Nessas difíceis circunstâncias, é fácil que surjam por parte do sujeito enfermo um grande número de necessidades que ele nem mesmo ousa mencionar em seu ambiente como um fardo, ou mesmo entre os próprios parentes. Nesse contexto, um profissional da psicologia pode prestar um serviço de grande valor. Qual é o papel do psicólogo na terminalidade? Discutiremos isso ao longo deste artigo.

A intervenção do psicólogo em pacientes terminais

O conceito de doença terminal refere-se a doença ou distúrbio em um estágio muito avançado, no qual não há probabilidade de recuperação da pessoa que sofre com isso e cuja expectativa de vida é reduzida a um período relativamente curto (geralmente alguns meses).

O tratamento prestado a nível médico a este tipo de paciente é do tipo paliativo, não tendo como principal objetivo a sua recuperação, mas sim a manutenção da melhor qualidade de vida possível durante o maior tempo possível e a evitar desconforto e sofrimento.

Mas o tratamento médico muitas vezes requer a contribuição de psicólogos e psiquiatras que atendam às necessidades mais psicológicas e emocionais do paciente, não tanto no que diz respeito à sintomatologia de sua doença em si, mas na preservação de sua dignidade e na aceitação do fim da vida. Também busca aumentar o conforto e servir de apoio, bem como encerrar o processo vital de forma positiva e, na medida do possível, atender às necessidades psicológicas e espirituais.

o diagnóstico

O momento do diagnóstico e notificação é um dos mais difíceis, Supondo para a pessoa um revés difícil. Nesse sentido, deve-se também ter em mente que é possível chegar à fase terminal depois de um período mais ou menos prolongado durante o qual o paciente pode ter apresentado vários sintomas que ele sabia que levaram à sua morte. Morte, mas também é possível que o diagnóstico de um problema terminal específico seja algo completamente inesperado.

Qualquer maneira, é comum que apareça um período de luto no próprio paciente quanto à sua relação com o possível processo que o levará ao seu fim. É comum que a descrença e a negação apareçam no início, de modo que mais tarde despertem fortes emoções de raiva, raiva e descrença. Depois disso, não é incomum ocorrerem estágios em que o sujeito tenta fazer algum tipo de negociação na qual se aprimoraria como pessoa caso se curasse, para então ser dominado pela tristeza e, por fim, chegar a uma possível aceitação de sua doença. .

Atitudes e comportamentos podem variar amplamente de um caso para outro. Haverá pessoas que sentirão uma raiva constante que os levará a lutar pela sobrevivência, outras que negarão sua doença a qualquer momento ou mesmo se convencerão dela (o que surpreendentemente em algumas pessoas pode prolongar a sobrevivência, desde que cumpram seu tratamento, pois pode ajudá-los a não sentirem tanto estresse) e outros que entrarão em um estado de desespero no qual recusarão qualquer tratamento que seja considerado desnecessário. Trabalhar essa postura é fundamental, pois ajuda a prever a adesão ao tratamento e promove o aumento da expectativa de sobrevida.

Tratamento de pacientes em estado terminal

As necessidades da população em terminalidade podem ser muito variadas, devendo esta variabilidade ser considerada em cada caso tratado. De um modo geral, como vimos acima, é concebido como os objetivos principais preservar a dignidade da pessoa, Servir de acompanhamento nestes momentos, trazer-lhe o máximo conforto possível, aliviar as necessidades psicológicas e espirituais e tentar trabalhar o fechamento do processo vital para que a pessoa possa morrer em paz.

No nível psicológicoUma coisa que precisa ser amplamente trabalhada com o paciente é a percepção de descontrole: é comum que o doente terminal seja percebido como incapaz de enfrentar a ameaça representada pela doença e os sintomas que ela apresenta. e que ele se vê como um inútil. Será necessário reestruturar esses tipos de crenças e aumentar seu senso de controle sobre a situação. Técnicas como visualização ou relaxamento induzido também podem ser úteis. O aconselhamento, como estratégia em que o profissional assume um papel menos gerencial e auxilia o paciente a tirar suas próprias conclusões sobre suas preocupações, pode ser utilizado para melhorar essa percepção de controle.

Outro aspecto a ser trabalhado é a existência de possíveis sintomas de ansiedade ou depressão. Embora seja lógico que nessas circunstâncias surjam a tristeza e a ansiedade, deve-se controlar o possível aparecimento de tais síndromes que agravam o desconforto do paciente e vão além do adaptativo. Também deve ser notado que em alguns casos, podem ocorrer tentativas de suicídio.

Além disso, é imprescindível que a pessoa consiga expressar suas emoções e pensamentos, pois é muito comum que não se atreva a confessar seus medos e dúvidas com ninguém ou com seu entorno imediato devido ao desejo de não se preocupar. ou não ser um fardo.

O profissional deve explorar medos, tentar fornecer suporte emocional e encorajar a expressão de medos e desejos, a fim de ser capaz de direcionar e gerenciar a emoção para objetivos adaptativos e não para o desespero. Além disso, informações sobre a situação e o que pode acontecer (por exemplo, dor ou o que pode acontecer à família após a morte) costumam ser um assunto complicado e pode preocupar os pacientes. No entanto, nem todos os pacientes querem saber tudo: seus desejos a esse respeito devem ser levados em consideração.

Se o paciente tem crenças religiosas e isso lhe dá paz, pode ser importante entrar em contato com uma autoridade, pastor ou guia espiritual que possa trabalhar neste aspecto tão relevante para a aceitação da morte futura. A resolução de problemas e o gerenciamento da comunicação e das emoções podem ser muito úteis.

A família: o papel do psicólogo na aceitação e gestão da situação

A existência de uma doença terminal é devastadora para o sofredor e deve ser aquela para a qual a intervenção é mais direcionada, mas ele não é a única pessoa com um alto nível de sofrimento. Seu ambiente frequentemente precisará de orientação, diretrizes para ação e muito apoio emocional para ser capaz de suportar a situação, agora e no futuro.

Menção especial deve ser feita a dois fenômenos mais freqüentes do que parecem. Primeiro a chamada conspiração do silêncio, Em que a doença é negada e ignorada para que o paciente não saiba o que está acontecendo com ele. Embora a intenção seja geralmente proteger o paciente terminal e não causar-lhe sofrimento, a verdade é que nas doenças prolongadas ele pode causar sofrimento por não saber o que está acontecendo com a pessoa e pode se sentir incompreendido.

O outro fenômeno comum é a claudicação familiar, quando o ambiente se rende e é incapaz de atender às necessidades do paciente. Isso é mais comum em uma situação em que a doença terminal tem duração prolongada e o sujeito torna-se muito dependente, e seus cuidadores podem sofrer elevados níveis de estresse, ansiedade, depressão e a chamada sobrecarga. Desta maneira a psicoeducação deve ser realizada e dar apoio contínuo à família, bem como colocar os parentes em contato com associações que possam ajudá-los (por exemplo, RESPIRs residenciais na Catalunha) e possivelmente contatar associações de pais de pessoas com esta doença e / ou grupos de apoio.

A resolução de problemas, a reestruturação cognitiva, a formação na gestão das emoções ou da comunicação, a psicoeducação e o tratamento dos diversos problemas que possam surgir são algumas das técnicas empregáveis ​​e de grande utilidade. Aceitação de perda futura, Trabalhar com as emoções, dúvidas e medos dos entes queridos e adaptar-se a um futuro sem o sujeito doente são elementos a serem abordados.

referências bibliográficas

• Arranz, P.; Barber, J.; Barreto, P e Bayés, R. (2004). Intervenção emocional em cuidados paliativos. Model and Protocols (2ª ed.). Ariel: Barcelona.
        • Clariana, SM e dels Rios, P. (2012). Psicologia da saúde. Manual de preparação CEDE PIR, 02. CEDE: Madrid.