Neurastenia: o que é, suas causas, sintomas e tratamento

Em algum momento de nossas vidas, todos ou a maioria de nós já nos sentimos cansados, exaustos e saturados. É provável que em algum momento nossa força não ceda mais, e que até nos dê dor de cabeça diante do cansaço.

Felizmente, esta situação foi em grande parte algo temporário e em um curto período de tempo e talvez com um pouco de descanso tenhamos conseguido superar isso. Imagine, porém, que estamos nesse estado o tempo todo: não temos forças para nada, não podemos pensar, temos dor de cabeça e dor nas costas e não podemos nem dormir. É o que acontece com as pessoas que sofrem de neurastenia, problema que discutiremos ao longo deste artigo..

O que é neurastenia?

O conceito de neurastenia refere-se a um tipo de transtorno caracterizado pela presença de profunda exaustão física e mental e fraqueza o que ocorre com o mínimo esforço. Essa fadiga, que é o sintoma característico e mais definidor desse transtorno, tende a ser acompanhada por uma incapacidade de relaxar e pela presença de outros sintomas possíveis.

Estes incluem distúrbios como a presença de irritabilidade que muitas vezes leva a comportamentos de reclamação ou mesmo hostilidade direta, perda de apetite, problemas para reconciliar e manter o sono, despersonalização ou sensação de estranheza consigo mesmo.

Também é comum ter problemas de concentração e lentidão, bem como ansiedade e múltiplas preocupações. A neurastenia surge com uma clínica fundamentalmente do tipo depressivo, aparecendo mais do que a tristeza anterior, alta emocionalidade, Anedonia ou incapacidade de sentir prazer, explosões de lágrimas e / ou raiva, passividade, apatia e por vezes desesperança. A libido geralmente diminui significativamente, e geralmente observam-se diminuição do desempenho no trabalho e aumento do isolamento.

sintomas

Alterações fisiológicas como hipotensão, desmaios, várias dores no corpo (geralmente dores de cabeça) e problemas gastrointestinais como náuseas, gases e queimação após comer podem ocorrer durante essa condição. Constipação, dores nas costas também são comuns, e alguns autores incluem uma possível hipersensibilidade do couro cabeludo entre os possíveis sintomas.

Este é um problema que, como tal, é mais comum em homens adultos até aos cinquenta anos. No entanto, deve-se notar que síndromes médicas como fibromialgia ou fadiga crônica herdam esse conceito e, nesses casos, é mais comum em mulheres. Atualmente seria classificado como um tipo de transtorno somatomórfico, pois o principal sintoma é o grande cansaço e a baixa energia física mantida por quem a sofre.

Um conceito atualmente obsoleto

Este conceito está obsoleto e agora é mais comumente referido como um sintoma do que um transtorno per se., Uma vez que o conjunto de sintomas que envolve geralmente pode ser incluído em outros transtornos. No entanto, o termo neurastenia também tem sua história e já foi considerado um dos principais tipos de distúrbios neuróticos.

Seria em 1880 que o neurologista americano George Miller Beard descreveria a síndrome da neurastenia no nível clínico (embora o conceito já existisse antes) como uma fraqueza irritante de causas provavelmente funcionais.

Além desse autor, a neurastenia seria acolhida e investigada por correntes como a psicanálise. Freud conseguiria incluí-la entre as duas principais neuroses reais, ao lado da angústia. Na época, era considerada uma das principais categorias diagnósticas, sendo o rótulo que então identificava a depressão.

Com o tempo, porém, o conceito foi perdendo popularidade gradativamente, a ponto de, no DSM-II, desaparecer do conjunto de transtornos nele identificados. Apesar disso, ainda hoje alguns manuais de diagnóstico muito populares, como o CID-10, o incluem.

causa

As causas da neurastenia podem ser múltiplas e diferentes teorias têm diferentes hipóteses a esse respeito.. Geralmente é considerada de origem psicogênica e funcional, vinculada à vivência contínua de uma situação de sofrimento, desconforto e / ou estresse desgastante para o sujeito.

Em seus primórdios era vista como um produto do esgotamento gerado pela alta demanda social, e com o passar do tempo se agregou a essa consideração que um dos fatores que geram seu surgimento é a presença de conflitos emocionais. Nesse sentido, a neurastenia gravis pode ocorrer como parte da depressão ou do transtorno relacionado à ansiedade (incluindo também o transtorno obsessivo-compulsivo).

Da mesma forma, também foram identificados casos de neurastenia que aparecem no contexto de patologias médicas, como certas infecções, intoxicações por drogas ou tóxicas, doenças neurológicas e certos tumores. Sistema imunológico ou disfunções hormonais ou metabólicas, como hiper / hipotireoidismo ou diabetes, também podem ser contextos em que ocorre neurastenia. Por fim, fome extrema, anemia ou falta de descanso diário suficiente são outros possíveis fatores motivadores.

tratamento

O tratamento da neurastenia depende muito das causas que podem surgir. No caso das imagens que aparecem por razões médicas / biológicas, o tratamento desta condição dependerá em grande parte da doença que a gera: tratar sua origem melhorará a condição da pessoa.

Além disso, no campo da farmacologia, as pessoas com neurastenia podem se beneficiar com o uso de benzodiazepínicos e / ou antidepressivos que as ajudam a reduzir o nível de desconforto de forma a facilitar seu desempenho. crenças, expectativas e demandas próprias que a pessoa pode manter, com estratégias como a reestruturação cognitiva para modificá-las.

O treinamento em gerenciamento de estresse e em atividades agradáveis ​​e técnicas de relaxamento, bem como trabalhar as motivações da vida também pode ser útil.

• Arias Parra, G. (1957). Conceito atual de neurastenia. Conferência dada “Seminário Médico”. Jaén, Espanha.

• Barbe, GM (1889). Tratado prático sobre exaustão nervosa (neurastenia). Seus sintomas, sua natureza, suas sequências, seu tratamento. Nova York: EB Treat.

• Martínez Jiménez, M. (2017). Neurastenia e fibromialgia: a ligação entre o sistema nervoso e a cultura em entidades clínicas complexas. Chaves para o Pensamento, 11 (22). México.