Medo de injeções (tripanofobia): causas, sintomas e consequências

Um dos medos extremos mais comuns, que não está presente apenas em crianças, é a fobia de picadas ou tripanofobia. Todos nós certamente conhecemos alguém que sente tanto medo de ser vacinado ou de fazer um simples exame de sangue.

Os tripanófobos estão passando por momentos terríveis quando precisam de injeção e vão ao posto de saúde. E, em muitos casos, eles podem até evitar essas situações independentemente de arriscarem suas vidas (por não se vacinarem contra doenças como o tétano) ou reduzir a dor ou inflamação com corticosteróides.

O que é fobia de injeção

uma fobia é um medo intenso, irracional e persistente em relação a certas situações, objetos, atividades ou pessoas. O principal sintoma desse transtorno é o desejo excessivo de evitar o estímulo que causa grande ansiedade e, no caso da tripanofobia, esse estímulo fóbico são as agulhas e a capacidade de receber injeções. Esta fobia é uma das mais comuns, estima-se que cerca de 10% da população a tenha em alguma medida.

Às vezes, a tripanofobia pode ser confundida com medo de sangue (hematofobia) ou medo de objetos pontiagudos (aicmofobia); no entanto, o medo das injeções só pode ser um grande medo desses objetos, e as pessoas com tripanofobia não têm necessariamente medo de sangue ou outros objetos pontiagudos.

Existem diferentes tipos de fobias, que geralmente são agrupados em três grupos. tripanofobia seria incluído em fobias específicas que geralmente são medos de certos objetos ou situações. Alguns estímulos fóbicos específicos são aranhas, cobras, elevadores ou vôo.

Artigo relacionado: “Tipos de fobias: explorando os transtornos do medo”

Outros tipos de fobias

Além deste grupo de fobias, também chamadas de fobias simples, existem dois outros que são fobias sociais, envolvendo outras pessoas ou situações sociais, como o exercício de ansiedade, medo da vergonha ou humilhação ou apreciação de outras pessoas; e agorafobia é o medo de ter um ataque de pânico em um lugar ou situação em que a pessoa não se sinta protegida. Essas duas últimas fobias são geralmente consideradas fobias complexas.

Causas da tripanofobia

O medo de injeções geralmente se desenvolve durante a infância e, em muitos casos, geralmente persiste até a idade adulta. Sua causa costuma ser uma experiência traumática da infância ou adolescência e, embora não interfiram realmente nas injeções, essas pessoas a interpretam como uma séria ameaça à sua integridade física. Não é que pensem que vão morrer com a injeção, mas que a dor vai ser tão forte que nem vão conseguir aguentar.

Aprender esse medo geralmente ocorre no que é chamado de condicionamento clássico, um tipo de aprendizado associativo que foi originalmente estudado por Ivan Pavlov, um fisiologista russo, mas que tornou o behaviorista John B. Watson famoso por acreditar que os humanos podiam aprender emoções fortes. condicionando-os e generalizando-os para situações semelhantes.

Para fazer isso, ele projetou uma série de experimentos com crianças, e em um deles ele conseguiu ensinar uma criança pequena, chamada Albert, a ter medo de um rato branco que ele amou no início. Este experimento não pôde ser realizado neste momento porque é considerado antiético. Você pode ver no vídeo abaixo:

Outras causas desta fobia

Esta fobia muitas vezes pode ser desenvolvido por condicionamento vicário, Em outras palavras, por observação. Por exemplo, no caso de uma criança ver um adulto entrar em pânico durante a injeção, ou para assistir a um filme em que aparecem injeções ou seringas.

Alguns teóricos também acreditam que as causas podem ser genéticas; e outros que estamos predispostos a sofrer de certas fobias. Na verdade, a última teoria afirma que é fácil associar certos estímulos ao medo porque é uma emoção adaptativa que ajudou a espécie humana a sobreviver. Desta maneira, transtornos fóbicos são formados por associações primitivas e não cognitivas, que não são facilmente alterados por argumentos lógicos.

Sintomas de medo de injeções

O medo das injeções apresenta os mesmos sintomas de qualquer fobia, onde há predomínio de ansiedade e desconforto e uma tentativa exagerada de evitar situações em que o estímulo fóbico possa aparecer.

Os sintomas da tripanofobia são:

• sintomas cognitivos: Medo e ansiedade diante de agulhas e possibilidade de injetar, ansiedade, confusão, falta de concentração, pensamentos irracionais …
      • sintomas comportamentais: Evite qualquer situação em que a pessoa possa receber uma injeção.
      • sintomas físicos: Aumento do pulso, hiperventilação, dor de estômago e náuseas, asfixia, boca seca, etc.

tratamento

O tratamento para fobias é semelhante na maioria dos casos, e terapia psicológica, De acordo com a pesquisa, tem um alto grau de eficácia. Existem diferentes correntes que podem ser úteis no tratamento da tripanofobia; entretanto, a terapia cognitivo-comportamental parece fornecer os melhores resultados. Este tipo de terapia visa modificar eventos internos (pensamentos, emoções, crenças, etc.) e comportamentos considerados como as causas do desconforto.

É por isso que diferentes técnicas são utilizadas, incluindo técnicas de relaxamento (especialmente indicadas para momentos específicos em que a pessoa sente grande ansiedade). e dessensibilização sistemática, Que é um tipo de técnica de exposição em que, como o próprio nome sugere, o paciente é gradualmente exposto ao estímulo fóbico. Ele também aprende diferentes estratégias de enfrentamento que lhe permitem ver com seus próprios olhos que seus medos e ansiedades são irracionais.

Para tratar esta fobia também é possível usar terapia cognitiva com base na atenção plena ou terapia de aceitação e engajamento, ambas pertencentes a terapias de terceira geração, e não visam modificar comportamentos, mas aceitar a experiência, o que reduz automaticamente a sintomatologia por não haver resistência aos fatos. Esta é a conclusão dos mais recentes estudos científicos, que parecem indicar que esta metodologia é particularmente útil no tratamento de transtornos de ansiedade, como se tentarmos modificar nossos eventos internos ou comportamentos, ocorre um efeito rebote e aumentam os sintomas de ansiedade.

Em casos ocasionais e extremos, eles podem administrar ansiolíticos; no entanto, ainda do lado da psicoterapia.