Alexander Fleming: biografia e contribuições deste médico britânico

De todas as descobertas médicas que a penicilina nos trouxe no século 20, esta é provavelmente a mais prática e a mais importante. Também o mais anedótico foi descoberto por puro acaso, graças a um acidente causado pela distração de um médico e microbiologista chamado Alexander Fleming.

Fleming e sua penicilina são considerados por muitos a descoberta incidental mais importante da história e, com razão, temos um dos antibióticos mais eficazes e recorrentes para uso humano.

Então vamos descobrir a vida deste pesquisador por meio de uma biografia de Alexander Fleming, no qual veremos como ele descobriu que o caldo de um fungo combate certas bactérias e a importância que isso representou para sua época, principalmente com o início da Segunda Guerra Mundial.

Breve biografia de Alexander Fleming

Sir Alexander Fleming foi um médico e microbiologista escocês conhecido em todo o mundo por sua descoberta das propriedades da penicilina., uma substância liberada por um fungo comum. Esse avanço foi crucial para a história da medicina no século passado porque, apesar de muitas descobertas feitas ao longo do século 19 e início do século 20, ainda havia muitas doenças patogênicas que resistiam aos métodos terapêuticos da época.

Entre os grandes avanços da medicina e da biologia no século XIX estava o estabelecimento da origem microbiana das doenças infecciosas, graças a figuras de cientistas como Robert Koch e Louis Pasteur. No entanto, apesar dos esforços para desenvolver vacinas, muitas doenças infecciosas continuaram a ter efeitos fatais na maioria dos casos, e não havia como combatê-las depois de contraídas.

É por isso que a penicilina tem se mostrado tão importante ele foi capaz de destruir patógenos sem danificar o corpo, um anti-séptico biológico que respeita o corpo humano. A substância descoberta por Fleming não apenas salvou milhões de vidas, mas também revolucionou os métodos terapêuticos, inaugurando a era dos antibióticos e, consequentemente, o estabelecimento da medicina moderna.

Os primeiros anos

Alexander Fleming nasceu em 6 de agosto de 1881 perto de Darvel, East Ayrshire, Escócia., em uma família de camponeses que se dedica à agricultura e pecuária. Ele era o terceiro de quatro filhos do segundo casamento de seu pai, Hugh Fleming, com sua mãe, Grace Stirling Morton. Seu pai morreu quando Alexandre tinha apenas sete anos, deixando sua mãe viúva aos cuidados da fazenda da família com a ajuda de um de seus enteados.

Aos treze anos, Alexander Fleming mudou-se para Londres com seu meio-irmão Thomas, que trabalhava lá como médico. Fleming se formou em dois cursos na Regent Street Polytechnic, depois trabalhando nos escritórios de uma empresa de navegação.

Estudos médicos e serviço militar

Flamengo em 1900 alistou-se no Regimento Escocês de Londres para participar da Segunda Guerra dos Bôeres (1899-1902), mas o conflito termina antes que sua unidade possa embarcar e tomar parte na batalha.

No entanto, seu gosto pela vida militar o levou a permanecer neste regimento, participando da Primeira Guerra Mundial como oficial do Royal Army Medical Corps na França. Ele também fez parte da unidade de rifle da Faculdade de Medicina.

Em 1901, aos vinte anos, ele herdou uma pequena herança de seu tio John Fleming, que o ajudou a estudar medicina. Ele então recebeu uma bolsa de estudos para a Escola de Medicina do Hospital St. Mary em Paddington, uma instituição com a qual ela teria um relacionamento vitalício. Em 1906, formou-se em medicina e cirurgia e passou a fazer parte da equipe do bacteriologista Sir Almroth Wright, pioneiro em vacinas e imunologia, com quem se associou por quarenta anos.

Fleming foi um aluno extraordinário e prova disso é que recebeu a Medalha de Ouro da Universidade de Londres em 1908.. Alguns anos depois, em 1914, ele começou a lecionar em St. Mary’s, Londres, e um ano depois se casou com Sarah Marion McElroy, uma enfermeira irlandesa com quem ela teve seu filho mais velho, Robert Fleming.

Nomeado professor de bacteriologia, tornou-se professor em 1928 e aposentou-se como professor emérito em 1948, embora tenha sido diretor do Instituto Wright-Fleming de Microbiologia até 1954, instituição fundada em sua homenagem e de seu ex-professor e pesquisador.

Primeiras descobertas antibacterianas

flamengo dedicou sua vida profissional à pesquisa sobre as defesas do corpo humano contra infecções bacterianas, tarefa que lhe valeu associar seu nome a duas grandes descobertas neste campo: lisozima e penicilina. Embora a lisozima seja notável, foi sua descoberta da penicilina que fez o nome de Alexander Fleming ficar na história como o mais importante do ponto de vista prático.

flamengo descobriu a lisozima em 1922, quando observou que as secreções nasais, lágrimas e saliva tinham a capacidade de dissolver certos tipos de bactérias., atuando como uma barreira contra infecções. Mais tarde, ele provou que essa capacidade dependia de uma enzima ativa, a lisozima, encontrada em muitos tecidos do corpo. Sua descoberta revelou algo de revolucionário para a época, pois mostrou que existiam substâncias que, por um lado, eram inofensivas para as células do corpo, mas, por outro lado, eram letais para as bactérias patogênicas.

Penicilina: o acidente que salvou milhões de vidas

A descoberta da penicilina, uma das descobertas médicas mais importantes do século 20, aconteceu por acaso, por acaso.. Em 28 de setembro de 1928, Alezander Fleming, voltando das férias, faria uma descoberta surpreendente, em parte porque estava confuso e não tinha um laboratório muito organizado.

Ele estava então conduzindo um estudo sobre as mutações de certas colônias de estafilococos e descobriu que uma de suas culturas havia sido acidentalmente contaminada por um microorganismo no ar externo, um fungo que ele mais tarde identificaria como Penicillium notatum.

Teria sido apenas uma anedota, produto de alguma desorganização, não fosse por Fleming, cheio de curiosidade e surpresa, perceber como estranho o comportamento da colheita. Ele viu que a área onde ocorreu a contaminação era estafilocócica, algo que Fleming interpretou como o efeito de que o fungo tinha uma substância antibacteriana e que isso enfraquecia a cultura de bactérias.

O próprio Alexander Fleming diria o seguinte sobre essa descoberta surpreendente:

“Às vezes você não consegue encontrar o que está procurando.” Mas acho que foi exatamente o que eu fiz.

Ao experimentá-lo, Fleming foi capaz de se beneficiar, apesar dos recursos limitados em seu laboratório na época.. Ele observou que um caldo puro de cultura de fungos adquiria, em poucos dias, alto nível de atividade antibacteriana. Ele conduziu diversos experimentos focados no grau de sensibilidade ao caldo de vários tipos de bactérias patogênicas, observando que muitos desses patógenos foram rapidamente destruídos pela ação da penicilina.

Ele então injetou a cultura em coelhos e camundongos, provando que era inofensiva para os leucócitos, levando-o a concluir que a substância tinha um índice confiável e inofensivo para células animais. Fleming observou que essa substância, mesmo diluída, tinha um poder antibacteriano muito maior do que os anti-sépticos fortes, como o ácido fenólico.

Cerca de oito meses após as primeiras observações, Fleming publicou os resultados em um artigo que hoje é considerado um clássico da bacteriologia, embora não tenha gerado muito interesse na época. Embora Fleming tenha entendido desde o início a importância do poder antibacteriano da penicilina, este levou mais quinze anos para se tornar o agente terapêutico universal que viria a se tornar.

Os últimos anos e morte

Uma das razões porque A penicilina não era tão popular imediatamente tem a ver com o fato de que seu processo de purificação era extremamente difícil para as técnicas químicas da época. Felizmente, isso foi resolvido graças à pesquisa realizada em Oxford pela equipe do patologista australiano Howard Florey e do químico alemão Ernst B. Chain, que em 1939 obteve uma bolsa para o estudo de substâncias antimicrobianas secretadas por microrganismos.

Em 1941, os primeiros resultados satisfatórios foram obtidos com pacientes humanos.. Durante a Segunda Guerra Mundial, foram investidos meios neste tipo de investigação, o que permitiu, em 1944, tratar todos os feridos gravemente da famosa e crucial batalha da Normandia com a penicilina.

Graças a isso, Alexander Fleming conseguiu alcançar a fama que tanto merecia, embora com algum atraso. Em 1942, ele já havia sido eleito membro da Royal Society e receberia o título de Sir dois anos depois. Em 1945, ele compartilhou com Florey e Chain o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina. Em 1946 foi agraciado com a Medalha de Ouro de Honra do Real Colégio dos Cirurgiões e em 1948 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Afonso X, o Sábio.

Sua esposa Sarah morreu em 1949 e Alexander Fleming se casou novamente em 1953, desta vez com uma médica grega chamada Amalia Koutsouri-Vourekas. Em 1951 foi nomeado reitor da Universidade de Edimburgo.

Depois de uma vida inteira de pesquisas e sendo o descobridor da mais importante descoberta médica do século 20, Alexander Fleming morreu em 11 de março de 1955 em sua casa em Londres, de ataque cardíaco aos 74 anos. . Dada a grande descoberta que fez e sendo indiretamente responsável por salvar milhões de vidas, seu corpo foi enterrado como um herói nacional na cripta da Catedral de São Paulo.

Referências bibliográficas

• Fernández, Tomás e Tamaro, Elena. “Alexander Fleming. Biografia”. Em Biografias e Vidas. A enciclopédia biográfica online. Barcelona, ​​Espanha, 2004. Disponível em https://www.biografiasyvidas.com/monografia/fleming/
            • Colebrook, L. (1956). Alexandre Fleming 1881-1955. Memórias biográficas de membros da Royal Society. 2: 117–126. doi: 10.1098 / rsbm.1956.0008
            • Ligon, B. Lee (2004). “Sir Alexander Fleming: pesquisador escocês que descobriu a penicilina”. Seminários sobre doenças infecciosas pediátricas. 15 (1): 58-64. doi: 10.1053 / j.spid.2004.02.002